metropoles.com

Chuvas, La Niña e onda de calor: o que esperar do clima em outubro

Mês terá condições climáticas variadas no Brasil, com chuvas acima da média em certos locais, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Mulher - Metrópoles
1 de 1 Mulher - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

Outubro deve ser marcado por chuvas acima da média em algumas áreas do Brasil, conforme previsão divulgada nessa segunda-feira (30/9) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em grande parte da região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul do Rio de Janeiro e Minas Gerais, a expectativa é de que o índice de precipitação exceda a média do período. Na parte central do país, a chuva deve retornar gradualmente, a partir da segunda quinzena do mês.

As previsões indicam, também, um aumento das chuvas no sudoeste do Amazonas e do Pará, locais atingidos pela seca prolongada e cujos rios reduziram bastante o nível da água nos últimos meses.

Em lugares como Nordeste, norte de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e algumas partes do Pará, as chuvas devem ficar abaixo da média meteorológica.

Veja mapa da previsão do Inmet:

imagem colorida de previsão de chuvas para outubro
Chuvas em outubro, segundo o Inmet

Centro-norte com pouca chuva

O Inmet avalia que o centro-norte do Brasil deve continuar com pouca chuva, especialmente na região conhecida como Matopiba, na divisa entre os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Essa condição, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), deve favorecer a finalização da colheita do algodão e do feijão da terceira safra no norte do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

No Sul, onde as chuvas devem ser acima da média, o início do plantio e desenvolvimento da safra 2024/2025 deve ser beneficiado, de acordo com o órgão.

Nova onda de calor

O calor, no entanto, deve continuar acentuado em alguns locais do país, com temperaturas acima da média. O Inmet avalia que, em Mato Grosso, oeste da Bahia, Piauí e Maranhão, os termômetros devem ultrapassar 28ºC, com chance alta de dias de calor intenso.

Depois de um setembro marcado por duas ondas de calor, outubro também terá uma nova onda. A notícia boa fica com algumas áreas do leste de Pernambuco, Rio Grande do Norte, sudeste do Amazonas, Paraná, centro de Santa Catarina e sudoeste de São Paulo, onde as temperaturas devem ficar próximas à media.

Nas áreas de maior altitude do Sul e Sudeste, a expectativa é de que os termômetros fiquem abaixo de 17ºC.

La Niña

O mês deve ser marcado, ainda, pela chegada do La Niña. Durante o fenômeno climático, a temperatura do Oceano Pacífico, na região tropical, costuma ficar abaixo da média. O resfriamento provoca vários efeitos, como chuvas mais intensas na Ásia e condições mais secas na América do Sul.

No Brasil, a expectativa é de que o La Niña influencie diretamente o cultivo de soja, café e açúcar. As previsões indicam que o fenômeno deve atingir o país mais no verão de 2025, com enfraquecimento a partir de fevereiro.

A estimativa é de que o La Niña evolua para condições neutras no país no decorrer do primeiro semestre do próximo ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?