Chuvas: Inmet alerta para alagamentos e deslize de encostas. Veja onde
Em algumas localidades pode chover até 100 milímetros por dia. Inmet faz orientações para que pessoas se protejam
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas que pode vir a causar alagamentos, transbordamento de rios e grandes deslizamentos de encostas. Conforme o insituto, há 51 municípios nesta situação. As localidades ficam no estado do Rio de Janeiro.
O alerta do Inmet informa que as chuvas intensas podem vir a causar acumulados diários de até 100 milímetros (mm) por dia. Os temporais podem vir acompanhados de ventos de até 60 quilômetros por hora (km/h). O aviso vale até as 10h deste sábado (9/11).
Conforme o Climatempo, o país está sob o efeito de um avanço de uma frente fria para o Centro-Oeste do Brasil. O fenômeno, combinado com outros fatores, deve provocar chuvas expressivas até o domingo (10/11).
Outro alerta de chuvas intensas emitido pelo Inmet abrange Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal. Este alerta tem grau de perigo, o segundo menos intenso na classificação do Inmet. O aviso vigora até as 10h deste sábado.
Neste último caso, as chuvas podem ter de 20 a 30 milímetros por hora (mm/h), podendo, no entanto, ter acumulado de até 50 mm no dia. Os ventos também poderão vir a causar estragos como corte de energia, queda de galhos de árvores, descargas elétricas e alagamentos. Ao todo, 301 municípios sob esse alerta.
As orientações do Inmet são para que as pessoas, em caso de rajadas de vento, não se abriguem embaixo de árvores, principalmente próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, por causa do risco de descarga elétrica. Em caso de necessidade, a sugestão é que as pessoas acionem a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.