metropoles.com

Alerta: com chuvas intensas, Guaíba sobe 23cm em menos de 24 horas

Autoridades do Rio Grande do Sul, com a expectativa de chuvas e frio, emitiram aviso de alerta para nível do Guaíba

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Frio Rio grande do Sul Chuvas ajuda - Metrópoles
1 de 1 Frio Rio grande do Sul Chuvas ajuda - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Rio Grande do Sul deve enfrentar uma nova série de eventos climáticos nesta semana, de acordo com avisos meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o órgão, o estado deve registrar chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo.

Enquanto isso, o nível do Guaíba volta a ser preocupação. Em menos de 24 horas, ele subiu de 3,18m, por volta das 18h30 no domingo (23/6), para 3,41m, no início desta manhã. Por isso, as autoridades emitiram um aviso de alerta.

Desde a semana passada, com o aumento das precipitações, as águas ultrapassaram a cota de alerta, que é de 3,15 metros. A cota de inundação é de 3,60 metros.

Em nota, a Defesa Civil de Guaíba “orienta a todos que se encontram em áreas de risco, nas margens do lago, que busquem um local seguro ou dirijam-se ao abrigo municipal do Ginásio do Coelhão”.

Tempestades à vista

Ao mesmo tempo, as áreas da fronteira oeste, campanha e sul do estado devem ter o retorno do sol, apesar da variação de nuvens.

Em relação a queda na temperatura, o Inmet alerta para o declínio de temperatura em todo o estado até terça-feira (25/6). Na metade norte do RS, o declínio deve ser entre 3ºC e 5ºC. Já na metade sul, o aviso é de um declínio maior que 5ºC.

Frente fria, além das chuvas

Segundo a Climatempo, na terça-feira (25/6), a campanha gaúcha pode começar com geada e temperaturas em torno de 4 °C em Bagé. Nas Missões, há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora. No norte do estado, o risco de temporais diminui, com possibilidade apenas de garoa ao longo do dia.

Já na quarta-feira (26/6), uma nova área de baixa pressão deve se formar próxima à costa, associada a uma frente fria, trazendo chuva para grande parte do estado gaúcho.

Na quinta-feira (27/6) deve acontecer uma queda significativa nas temperaturas no Rio Grande do Sul com o afastamento da frente fria em direção ao sudeste, quando uma nova massa de ar frio de origem polar ingressa sobre o sul do Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?