metropoles.com

Chuvas fortes afetam abastecimento de água para 11 milhões no Rio

Chuvas no Rio de Janeiro comprometem abastecimento de água; governo decreta emergência e pede uso consciente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ X
Imagem colorida de alagamento no Rio de Janeiro devido a fortes chuvas
1 de 1 Imagem colorida de alagamento no Rio de Janeiro devido a fortes chuvas - Foto: Reprodução/ X

As fortes chuvas que caíram nesse fim de semana sobre o Rio de Janeiro afetaram o sistema de abastecimento de água da região metropolitana do estado. A orientação do governo nesta segunda-feira (15/1) é que se faça uso consciente de água e evite desperdícios.

De acordo com a Companhia Estadual de Águas e Esgostos (Cedae), devido às tempestades, a Estação de Tratamento do Guandu, responsável pelo fornecimento de água para cerca de 11 milhões de pessoas, precisou reduzir drasticamente a capacidade.

2 imagens
Chuvas alagaram boa parte dos bairros no Rio
1 de 2

Um mulher perdeu o controle da direção e caiu com o carro em um barranco

Governo do Rio de Janeiro/Divulgação
2 de 2

Chuvas alagaram boa parte dos bairros no Rio

Reprodução/ X

Por volta das 15h desse domingo (14/1), a estação funcionava com apenas 19% da capacidade, por conta das alterações na água captada.

Na manhã desta segunda, os trabalhos foram intensificados e a estação chegou a 78% da capacidade. Segundo a Cedae, técnicos seguem monitorando as condições da água bruta, e a operação da estação será retomada assim que o manancial voltar à normalidade.

Chuvas elevaram rio

Localizada também na Baixada, a Estação de Tratamento Água de Japeri teve o funcionamento totalmente interrompido desde a tarde de domingo, devido à elevação do nível do rio e das alterações na qualidade da água bruta.

A concessionária de distribuição Águas do Rio, por meio de nota, informou nesta manhã que a situação das estações de tratamento impacta diretamente a distribuição de água. O abastecimento em todo município de Japeri está suspenso, por exemplo.

“Neste período de grave impacto no abastecimento, a Águas do Rio orienta os seus clientes a fazer o uso consciente da água, adiando tarefas que demandem alto consumo, e reservando a água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias. A empresa esclarece que o fornecimento será normalizado, de forma gradativa, após o restabelecimento integral da produção de água nos principais Sistemas Guandu e Acari, operados pela Cedae”, comunicou a concessionária.

A situação também afeta a distribuição de água para os municípios do Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti.

União reconhece emergência no Rio

Nesta segunda-feira, o governo federal reconheceu a situação de emergência na cidade do Rio de Janeiro, em função das fortes chuvas que atingiram a região no último final de semana. Doze pessoas morreram até agora, por conta dos temporais.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ira sobrevoar os municípios afetados e realizar visitas técnicas na terça-feira (16/1), a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os horários das viagens não foram estabelicidos pela pasta ainda, segundo informado ao Metrópoles.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?