Chuvas em Pernambuco: mais de 7 mil pessoas precisaram sair de casa
Pelo menos duas pessoas desapareceram nesta segunda-feira (4/7); 29 cidades foram afetadas, das quais 15 declararam calamidade pública
atualizado
Compartilhar notícia
Aumentou para 7.073 o número de pessoas que tiveram que deixar suas casas por conta das fortes chuvas que atingem Pernambuco desde o último fim de semana. Até esta segunda-feira (4/7), 29 cidades da região do Agreste e da Mata Sul do estado foram afetadas, entre as quais 15 decretaram situação de emergência por causa dos temporais, conforme o governo do estado.
No início desta semana, pelo menos duas pessoas desapareceram, uma na cidade de Catende e outra em Jaqueira. Ao todo, 1.085 pessoas ficaram desabrigadas e outras 5.988, desalojadas, como contabiliza a Secretaria Executiva de Defesa Civil de Pernambuco, em levantamento atualizado nesta tarde.
Desabrigados são as pessoas que estão em instalações públicas ou privadas, disponibilizadas para o acolhimento, como escolas municipais. Os desalojados são os que deixaram seus lares para buscar amparo na casa de familiares ou amigos após os desastres.
A recomendação das autoridades de segurança é para que a população não ultrapasse áreas inundadas e alagadas, e mantenha-se em estado de alerta, sobretudo em áreas ribeirinhas e delimitadas como de risco pela Defesa Civil municipal.
De acordo com a Defesa Civil de Pernambuco, o auxílio emergencial de R$ 1,5, estendido para 23 municípios da Mata Sul e do Agreste pelo governo do estado, faz parte de um esforço conjunto. Os dados da comunidade afetada pelos desastres ainda é uma estimativa.
Estradas interrompidas
As fortes precipitações que caíram no estado afetaram rodovias federais e estaduais, prejudicando o fluxo de veículos nas regiões atingidas. Segundo o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), a PE-060, no Grande Recife, e PE-096, na Mata Sul, passam por serviços de limpeza por causa de acúmulo de água e lama.
Além dos trechos da pista danificados, também foram identificados deslizamentos, desmoronamento de encostas e grandes crateras.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.