metropoles.com

Chuvas deixam rastro de destruição no Nordeste e geram alerta no Norte

Pernambuco já tem 34 mortos e regiões de Alagoas, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte estão em alerta vermelho. Roraima também sofre

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Casa cai em rio durante forte temporal na Grande Recife
1 de 1 Casa cai em rio durante forte temporal na Grande Recife - Foto: Reprodução

Deslizamentos causados por chuvas na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco, já deixaram ao menos 34 vítimas até a tarde deste sábado (28/5). As precipitações acontecem desde o início da semana, em um fenômeno que se alastra por regiões de Alagoas, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte, e se intensificaram neste sábado.

“Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”, afirmou o Instituto de Metereologia (Inmet) sobre a situação em Pernambuco nas próximas 24 horas.

O Inmet emitiu alertas de “Grande Perigo” para a Região Metropolitana de Recife, Agreste Pernambucano, Zona da Mata Pernambucana, Agreste Paraibano, Borborema, Mata Paraibana, Leste Alagoano e Agreste Alagoano. O aviso é válido até as 10h do domingo

Veja a lista completa dos municípios afetados aqui.

Norte e Nordeste em alerta

Até a tarde deste sábado (28/5), a Defesa Civil de Alagoas informou que o número de desabrigados e desalojados no estado passou de 3.813 para 4.112 nas últimas 24 horas. No total, são 1.854 desabrigados e 2.258 desalojados.

O último relatório da Secretaria do Meio Ambiente do estado aponta que a barragem Vitor Wanderley, no município do Coruripe, 80 quilômetros ao sul de Maceió, está no volume máximo. Já na barragem da Cooperativa Pindorama, próxima dali, o dispositivo que regula a vazão da água se rompeu. Segundo o governo, o reparo só poderá ser feito quando as águas baixarem, nas próximas duas ou três semanas.

A cidade com o maior índice de pessoas afetadas pelas chuvas continua sendo São Miguel dos Campos, com 528 desabrigados e 432 desalojados, totalizando 960 pessoas vítimas do temporal. Em Maceió, há o registro de 89 pessoas desabrigadas e 485 desalojadas.

No Rio Grande do Norte, até as 11h deste sábado, a capital do estado, Natal, registrou um acumulado de aproximadamente 60 milímetros nas 24 horas anteriores – 43 mm somente nas últimas 12 horas, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Não não registro de mortos ou desabrigados até o momento.

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba, as chuvas de intensidade moderada a forte no estado vão durar até domingo, principalmente na região do Brejo e em parte do agreste Paraibano. Também não há registro de mortos ou desalojados.

Um trecho da rodovia BR-174, a única que liga Roraima ao resto do Brasil, segue interditado neste sábado por risco de rompimento da pista. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o bloqueio atinge o KM 309 da rodovia, que fica entre as vilas Nova Petrolina e Novo Paraíso, próximas ao Rio Baraúna.

Pará, Maranhão, Amazonas, Piauí, Roraima, Amapá, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Sergipe estão em alerta amarelo para baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.

Onda de Leste

As chuvas que atingem o Nordeste do país desde a última segunda (23/5) têm relação com o chamado Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), ou “onda de Leste”, que provocam forte liberação de calor, gerando, assim, perturbações nos campos de vento e pressão.

Com isso, aumentam as chuvas, porque se formam nuvens por causa da circulação do vento que vem da África, passam pelo oceano e chegam ao Nordeste brasileiro.

O fenômeno ocorre em regiões tropicais, e já atingiu Pernambuco em outros anos, provocando precipitações acima dos padrões normais para o período. De acordo com a Prefeitura do Recife, as chuvas registradas nas últimas 96 horas chegam a acumular até 443 mm em determinadas regiões da cidade.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?