Chuvas causam alagamentos em São Paulo, capital tem estado de atenção
Em razão das chuvas, uma casa desabou em Mauá, mas a ocorrência não deixou feridos
atualizado
Compartilhar notícia
As chuvas que caem na tarde desta sexta-feira (23/11) na região metropolitana de São Paulo estão levando a alagamentos de ruas e avenidas, e afetam o funcionamento da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O Corpo de Bombeiros recebeu 36 chamados para atuar em enchentes somente em Santo André e registrou 17 ocorrências de quedas de árvore em locais diversos.
Em razão das chuvas, uma casa desabou em Mauá, mas a ocorrência não deixou feridos. A CPTM informou que um alagamento interrompeu a circulação de trens entre as estações Capuava e São Caetano. Em Santo André, motoristas ficaram ilhados com enxurradas nas ruas, de acordo com imagens da Rede Globo.
Toda a área da capital está em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). No Centro e nas zonas Norte e Leste, o estado foi iniciado às 16h42. Nas zonas Sul e Oeste, começou às 17h30. Estado de alerta foi iniciado na área da subprefeitura do Ipiranga, na Zona Sul, às 18h20. Lá, foi indicado risco de transbordamento do Ribeirão dos Meninos.
Segundo a prefeitura, as chuvas fortes estão sendo provocadas pela combinação de calor e umidade. “Essas instabilidades vindas da região de Campinas atuam em toda a Zona Sul com forte intensidade. Na Zona Norte, o registro é de chuva leve, já na Zona Sudeste chove forte”, informou o CGE.
“Em Diadema, Santo André e São Bernardo do Campo, a precipitação ainda é forte, mas vem perdendo força. Nas próximas horas, as chuvas começam a perder força, porém ainda devem se concentrar na Zona Sul e no ABC paulista”, acrescentou o órgão de monitoramento.
Mais chuva
O CGE aponta que o fim de semana deve ter mais chuvas e queda de temperatura. “O sábado [24/11] ainda começa com sol entre nuvens e tempo abafado. Os termômetros devem variar entre mínimas de 19°C e máximas que podem superar os 28°C”, informou. “A aproximação do sistema frontal muda o tempo no período da tarde, provocando pancadas de chuva de forte intensidade com descargas elétricas e rajadas de vento na Grande São Paulo”, acrescentou o órgão.
A previsão é que as chuvas diminuam gradativamente no domingo (25), quando as temperaturas deverão variar entre mínimas de 18ºC e máximas de 24ºC.