Chuva ou seca e 40ºC: veja previsão do tempo para o domingo de eleição
No centro deve predominar o calor. Já no Sul e no Norte são esperadas chuvas
atualizado
Compartilhar notícia
O domingo das eleições (6/10) deve ser quente e seco em boa parte do Brasil. Mas também há áreas que serão marcadas pela chuva. O Centro-Oeste, Tocantins, Norte de São Paulo e de Minas Gerais vão enfrentar temperaturas que podem variar de 37°C a 40°C.
Sob uma onda de calor, as temperaturas devem ser maiores dos que as registradas no sábado (5/10), conforme a Climatempo. Além do calor, as capitais Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Palmas e Teresina vão enfrentar a baixa umidade.
O país tem um alerta de baixa umidade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Um de baixo potencial prevê que os índices possam variar de 30% a 20%. Ele alcança, no todo ou pelo menos em parte, os estados: Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
A umidade baixa é sinal de alerta para a saúde e incêndios florestais. O Brasil registra uma alta de 82% no número de queiamadas neste ano. Até o dia 5 de outubro foram 216.893 contra 118.633 do mesmo período do passado.
Para a Região Sudeste, a previsão da Climatempo é de calor e sol. Apenas as regiões litorâneas devem ter áreas formação de nuvens, principalmente no período da manhã, mas a chance de chuva é baixa. Na cidade do Rio de Janeiro, haverá sol com poucas nuvens, situação semelhante à de Belo Horizonte e São Paulo.
Chuvas
Já na Região Sul, as chances de chuvas aumentam. O motivo é o avanço de uma frente fria que vai subir o mapa, especialmente no domingo. Apesar disto, o sol deve predominar durante o dia. As pancadas de chuvas têm maior probabilidade de ocorrência a partir do fim da tarde e início da noite.
Em contrapartida, há previsão de chuva para regiões do Norte do país. Partes dos estados Acre, Amazonas, Roraima e Pará, estaõ sob alerta de chuvas intensas emitido pelo Inpe. É previsto que as chuvas possam ser de 20 milímetros por hora (mm/h) a 30 mm/h e acumulado diário chegando a até 50 mm.
Com pouca chance de chuvas, as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba terão o sol presente na maior parte do dia. Com o avançar das horas, a quantidade de chuvas aumenta, inclusive no período noturno. Mesmo com nuvens presentes, a chance de chuva é considerada baixa.