metropoles.com

Chuva no RJ destrói loja na favela do Jacarezinho 24h após inauguração

Comerciante Jefferson Silva, morador do Jacarezinho, na zona norte do Rio, viu o sonho quase terminar após temporal que atingiu a cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
O temporal no Rio destruiu uma loja na favela do Jacarezinho 24 horas após abertura
1 de 1 O temporal no Rio destruiu uma loja na favela do Jacarezinho 24 horas após abertura - Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – O sonho de ter o próprio negócio e melhorar de vida parecia ter se concretizado para o comerciante Jefferson Silva, de 31 anos. Morador do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, o empreendedor inaugurou uma loja na favela carioca no sábado (11/12).

No entanto, 24 horas depois, a mercearia foi destruída por uma enxurrada provocada pelo temporal deste domingo (12/12), que atingiu a capital fluminense. Apesar da perda material, ninguém ficou ferido no imóvel.

“Eu só consigo dizer que minha família está bem, que estamos inteiros e que o material que perdemos nós vamos trabalhar de novo para recuperar. Eu moro em favela, já me acostumei a perder”, disse o comerciante ao Metrópoles, que vem recebendo apoio da ONG Rio de Paz, que funciona no mesmo endereço.

4 imagens
1 de 4

Reprodução
2 de 4

Reprodução
3 de 4

Reprodução
4 de 4

Reprodução

A água que invadiu a loja de Jefferson veio de um valão, que passa em frente à mercearia. Segundo o comerciante, ao ver a água subindo, ele ficou inicialmente assustado , mas diz que conseguiu salvar parte da maioria dos produtos e equipamentos, porque agiu rápido.

“Começou do nada. Pegou a gente desprevenido. Molharam algumas coisas, perdemos algumas mercadorias, mas Deus está no controle. Estamos tristes, mas estou estruturado e tudo vai dar certo”, disse Jefferson.

O comerciante também mantém uma barraca de doces em frente a sua mercearia, a Doce Cabana, também atingida pela tempestade. “Muitas caixas molharam. Estamos secando para ver como ficaram. Mas vou arrumar tudo, consertar o que tem que consertar para continuar trabalhando”, contou Jefferson.

O valão que corta a Rua do Rio, a principal da comunidade, transborda e alaga as casas e estabelecimentos no entorno com frequência, após chuvas volumosas.

Inauguração com festa: música e laço vermelho

Antes da tempestade, a Mercearia Efraim era só festa. Enfeitada com bolas coloridas, com direito a fita vermelha para inauguração, o clima da inauguração era der animação e esperança, compartilhada junto com as fatias de bolos distribuídas para quem passou pelo local.

Jefferson é assistido pelo Rio de Paz e faz parte de um dos projetos da ONG, o Mudei de Ramo , que está em fase piloto. Primeiro, ele abriu a barraca de doces e, neste sábado, a mercearia.

Nas redes sociais, ele postou um vídeo agradecendo a oportunidade. “Acabamos de inaugurar a mercearia Efraim e vim aqui agradecer a todos vocês que ajudaram e colaboraram com a gente para este sonho ser realizado. Muito obrigado a todos vocês. Sem vocês nada disso seria possível”, disse ele.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?