Chuva no RJ destrói loja na favela do Jacarezinho 24h após inauguração
Comerciante Jefferson Silva, morador do Jacarezinho, na zona norte do Rio, viu o sonho quase terminar após temporal que atingiu a cidade
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – O sonho de ter o próprio negócio e melhorar de vida parecia ter se concretizado para o comerciante Jefferson Silva, de 31 anos. Morador do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, o empreendedor inaugurou uma loja na favela carioca no sábado (11/12).
No entanto, 24 horas depois, a mercearia foi destruída por uma enxurrada provocada pelo temporal deste domingo (12/12), que atingiu a capital fluminense. Apesar da perda material, ninguém ficou ferido no imóvel.
“Eu só consigo dizer que minha família está bem, que estamos inteiros e que o material que perdemos nós vamos trabalhar de novo para recuperar. Eu moro em favela, já me acostumei a perder”, disse o comerciante ao Metrópoles, que vem recebendo apoio da ONG Rio de Paz, que funciona no mesmo endereço.
A água que invadiu a loja de Jefferson veio de um valão, que passa em frente à mercearia. Segundo o comerciante, ao ver a água subindo, ele ficou inicialmente assustado , mas diz que conseguiu salvar parte da maioria dos produtos e equipamentos, porque agiu rápido.
“Começou do nada. Pegou a gente desprevenido. Molharam algumas coisas, perdemos algumas mercadorias, mas Deus está no controle. Estamos tristes, mas estou estruturado e tudo vai dar certo”, disse Jefferson.
O comerciante também mantém uma barraca de doces em frente a sua mercearia, a Doce Cabana, também atingida pela tempestade. “Muitas caixas molharam. Estamos secando para ver como ficaram. Mas vou arrumar tudo, consertar o que tem que consertar para continuar trabalhando”, contou Jefferson.
O valão que corta a Rua do Rio, a principal da comunidade, transborda e alaga as casas e estabelecimentos no entorno com frequência, após chuvas volumosas.
Inauguração com festa: música e laço vermelho
Antes da tempestade, a Mercearia Efraim era só festa. Enfeitada com bolas coloridas, com direito a fita vermelha para inauguração, o clima da inauguração era der animação e esperança, compartilhada junto com as fatias de bolos distribuídas para quem passou pelo local.
Jefferson é assistido pelo Rio de Paz e faz parte de um dos projetos da ONG, o Mudei de Ramo , que está em fase piloto. Primeiro, ele abriu a barraca de doces e, neste sábado, a mercearia.
Nas redes sociais, ele postou um vídeo agradecendo a oportunidade. “Acabamos de inaugurar a mercearia Efraim e vim aqui agradecer a todos vocês que ajudaram e colaboraram com a gente para este sonho ser realizado. Muito obrigado a todos vocês. Sem vocês nada disso seria possível”, disse ele.