Chuva invade UTI do único hospital infantil de Roraima. Vídeo
Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) é o único que atende crianças do estado e também recebe pacientes da Guiana e Venezuela. UTI ficou
atualizado
Compartilhar notícia
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), em Boa Vista, capital de Roraima, ficou alagada na madrugada desta terça-feira (287/6) após registo de chuva intensa na região. A unidade de saúde é a única com equipamentos necessários para o atendimento infantil em todo o estado.
O hospital atende crianças entre 0 e 12 anos. Além disso, pacientes da Guiana e Venezuela também são atendidos na unidade de saúde administrada pela prefeitura de Boa Vista.
Nove crianças estavam no hospital no momento do alagamento. Imagens divulgadas pelo vereador de Boa Vista Ítalo Otávio (Republicanos-PR) mostram uma enxurrada na unidade de saúde e atingindo os leitos infantis.
Confira:
“Vi a situação das crianças que foram deslocadas da UTI por conta do vazamento. E anotei tudo que me foi passado. Me entristece saber que a população que busca os serviços de saúde na capital se depare com estes descasos”, escreveu o político em nota encaminhada à imprensa. Além disso, o vereador afirmou que irá cobrar providências da Secretaria Municipal de Saúde sobre a situação da unidade de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que as crianças que estavam no UTI do Hospital da Criança Santo Antônio foram transferidas para outra ala e seguem em observação pela equipe médica.
A prefeitura esclareceu que o alagamento aconteceu devido a “ventos fortes [que] deslocaram parte das telhas onde fica a UTI do HCSA”. Além disso, serviços de reparo estão sendo realizados na área afetada e a previsão de entrega é na sexta-feira (30/6).
A prefeitura destacou também que a unidade de saúde está em um estado emergencial. Até 2020 a média de ocupação de leitos na UTI era de 7 a 8 crianças, atualmente esse número subiu para 19 pacientes.
“O número de atendimentos graves mais que dobrou, por isso a Prefeitura de Boa Vista está trabalhando e buscando recursos junto ao Ministério da Saúde para ampliar o potencial de atendimento na unidade”, informou a prefeitura por meio de nota.
Segundo a Defesa Civil de Boa Vista, a chuva registrada na madrugada desta terça foi de 107 milímetros. Habitualmente é esperado um volume de chuva de 50 milímetros neste período.