Chuva, granizo e vento: RS, SC e PR têm segunda-feira com tempestade
A chuva já atinge a região desde o domingo (16/6) e, segundo o Inmet, vai continuar por todo o dia de hoje
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou o perigo de tempestade forte em parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com chuva, vento e queda de granizo, até o fim desta segunda-feira (17/6). Na noite de domingo, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul há havia emitido um alerta, que valia até o meio da manhã de hoje.
Um dos avisos do Inmet fala de precipitações de até 100 mm, ventos intensos (60-100 km/h), queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O alerta vale até 10h desta segunda para as seguintes regiões: serrana, oeste catarinense, Vale do Itajaí, noroeste rio-grandense, sudoeste paranaense, nordeste rio-grandense, centro-sul paranaense, sudoeste rio-grandense, sudeste paranaense.
Um outro alerta de tempestade divulgado pelo Inmet fala do potencial dos mesmos problemas até o fim do dia e inclui Porto Alegre e Florianópolis.
Neste caso, as regiões atingidas são: serrana, oeste catarinense, noroeste rio-grandense, metropolitana de Porto Alegre, nordeste rio-grandense, Grande Florianópolis, sul catarinense, sudoeste paranaense, centro oriental rio-grandense, sudoeste rio-grandense, centro ocidental rio-grandense.
Chuvas voltam a inundar cidades no Rio Grande do Sul. Vídeo
Perigo de chuva e inundações
Também foi publicado um alerta de risco de inundação do Rio Taquari durante a noite de domingo, válido por 24h, e emitido um comunicado sobre níveis elevados e risco de inundação nos rios Caí, Cadeia, dos Sinos e Paranhana.
Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil, de sexta-feira (14/6), às 9h, 176 pessoas morreram devido às inundações no Rio Grande do Sul. Há ainda 39 desaparecidos e 806 feridos. Desde 29 de abril, 2.398.255 pessoas foram atingidas pela tragédia socioambiental em 478 municípios gaúchos.