metropoles.com

Chuva e calor: veja cidades com maiores registros climáticos em 2024

Ao Metrópoles, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disponibilizou as maiores marcas climáticas registradas no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)
Homem - Metrópoles
1 de 1 Homem - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)

O ano de 2024 foi marcado por extremos climáticos em todo o Brasil. Enquanto o Sul registrava uma das maiores tragédias climáticas de toda a história pelas fortes chuvas, boa parte da região central do país sofreu com longa estiagem e altas temperaturas.

Ao Metrópoles, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disponibilizou os maiores valores de chuva e temperatura máxima mês a mês. Os dados vão de janeiro até novembro de 2024.

O Rio Grande do Sul foi o estado que registrou o maior acumulado de chuvas em um mês só. O valor de 845,3 mm foi anotado no mês de maio no município de Caxias do Sul. A média histórica mensal para a região é de 131,4 mm. Em maio houve um desvio de 713,4 mm.

As fortes chuvas impactaram fortemente os gaúchos. Quase 90% das cidades do Rio Grande do Sul foram afetadas pelas enchentes que deixaram milhares de pessoas desabrigadas.

Em Salvador foi registrado o segundo maior volume de chuvas. O total no município baiano foi de 821,7 mm em abril. A média histórica do local para esse período é de 284,9 mm.

Outra cidade que também registrou volume de chuvas elevado em um só mês foi Água Boa, Mato Grosso. As chuvas no município chegaram a 717,4 mm, um desvio de 427,4 mm para a média histórica de 290,6 mm.

Calor

As altas temperaturas também foram uma marca em todo o ano de 2024. O estado que os termômetros registraram a maior temperatura foi em Goiás, com 44,5 °C. A marca teve um desvio de 9,4 °C para a média registrada na região. O estado foi um dos que enfrentou forte estiagem, com a capital Goiânia ficando mais de 150 dias sem chuvas.

A segunda maior temperatura também foi registrada no Centro-Oeste. No dia 26 de setembro o município de Cuiabá, Mato Grosso registrou 43,2°C. A temperatura não é a mais alta já registrada na região, na qual em 2020 os termômetros marcaram 44°C.

Roraima também foi outro estado que teve temperatura acima dos 42°C. O valor foi marcado em fevereiro na capital Boa Vista, 42,6°C.

Veja as maiores temperaturas por mês:

Janeiro l São Miguel do Oeste (SC) 41,9°C
Fevereiro l Boa Vista (RO) 42,6°C
Março l Boa Vista (RO) 41,6°C
Abril l Pão de Açúcar (AL) 39,2°C
Maio l São João do Piauí (PI) 40,0°C
Junho l Carolina (MA) 38,9°C
Julho l Pedro Afonso (TO) 39,0°C
Agosto l Cuiabá (MT) 42,2°C
Setembro l Cuiabá (MT) 43,2°C
Outubro l Goiás (GO) 44,5°C
Novembro l Boa Vista (RO) 42,1°C

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?