metropoles.com

Chuva derruba árvores em SP e causa apagão em Campinas

Marginal do Tietê está com tráfego liberado após queda de passarela na quinta-feira; ventos chegaram a 97,5 km por hora em Campinas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
CHOVE FORTE EM SÃO PAULO
1 de 1 CHOVE FORTE EM SÃO PAULO - Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

A chuva intensa que chegou ao Estado de São Paulo na noite dessa quinta-feira (14/11/2019) derrubou árvores e causou alagamentos na capital paulista e em parte dos municípios da região metropolitana e do interior. Campinas chegou a registrar um apagão temporário em alguns bairros.

Segundo o Corpo de Bombeiros, foram abertos 69 chamados para queda de árvore na cidade de São Paulo entre as 19h de quinta e as 6h desta sexta-feira (15/11/2019). Na noite anterior, também foram abertos oito pedidos para atender desmoronamentos e desabamentos. Durante a chuva, uma passarela temporária caiu na Marginal do Tietê, ferindo duas pessoas. A estrutura foi tirada da via, que foi liberada para o tráfego durante a madrugada.

Também na madrugada, por volta das 5h, um veículo colidiu com uma árvore no Capão Redondo, zona sul, deixando duas vítimas. Além disso, logo após a meia-noite, um ônibus bateu em um muro em Aricanduva, na zona leste, deixando dois feridos.

Às 11h, o último balanço do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), vinculado à Prefeitura, apontava um ponto de alagamento — localizado na Avenida Salim Farah Maluf, no sentido Vila Prudente.

Segundo o CGE, as rajadas de vento chegaram a 81,5 km por hora no Aeroporto do Campo de Marte, na zona norte. A previsão é de que a chuva se mantenha ao longo do dia, com temperatura máxima de 25º C, mas que o fim de semana seja de tempo seco e sol entre nuvens.

Campinas tem ventos de até 97,5 km por hora e apagão
Um temporal com ventos de até 97,5 km por hora causou a queda de árvores e deixou bairros sem energia, entre a noite de quinta e a madrugada desta sexta-feira, em Campinas, interior de São Paulo. Conforme a Defesa Civil, ao menos 35 árvores caíram e algumas atingiram a rede elétrica, causando interrupção no fornecimento de energia. Algumas regiões permaneciam sem luz de manhã. Várias ruas ficaram interditadas por troncos e galhos.

Equipes dos setores de trânsito e parques da prefeitura realizavam a desobstrução das vias na manhã desta sexta. As áreas mais atingidas foram o Jardim Flamboyant, Jardim Santa Rita de Cássia, Parque Dom Pedro II e Distrito de Sousas. No Jardim São Vicente, uma árvore caiu sobre um automóvel, mas não houve feridos. Conforme o Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp (Cepagri), o vento mais forte foi medido no distrito de Barão Geraldo. O índice de chuva atingiu 25 milímetros.

A falta de energia causou confusão no trânsito, com o desligamento de semáforos, e afetou empresas. O jornal Correio Popular divulgou comunicado aos leitores informando que o apagão causou danos à rede elétrica interna da central de produção e inviabilizou a edição impressa desta sexta-feira. A concessionária CPFL informou que, em razão da chuva, houve interrupção no fornecimento de energia em alguns bairros, mas as equipes foram às ruas para restabelecer a rede elétrica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?