Chuva de meteoros poderá ser vista no céu de Goiás nesta madrugada
A indicação para assistir melhor às Líridas é ficar em um lugar escuro que dê uma boa visão do céu noturno aberto
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Moradores de cidades goianas poderão ser testemunhas oculares de uma chuva de meteoros na madrugada desta sexta-feira (22/4), conforma a Instituição de Astronomia Plêiades do Sul. O fenômeno é chamado de Líridas.
Esta será a segunda chuva de meteoros do ano apreciada pelos goianos. Segundo informações do diretor da instituição, Ary Martins, o fenômeno mediano, normalmente, produz em seu pico de 15 a 20 meteoros por hora.
A indicação para assistir melhor às Líridas é ficar em um lugar escuro que dê uma boa visão do céu noturno aberto.
Impressionante
A passagem de um objeto luminoso, agora considerado um meteoro, impressionou moradores de cidades de Goiás na noite de 9 de abril. A luz forte que cruzou o céu foi avistada em vários pontos do estado próximos à capital.
Registros e relatos foram feitos em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Hidrolândia, Teresópolis de Goiás e Anápolis. Nesta última cidade, inclusive, moradores disseram ter ouvido um estrondo que chegou a fazer o chão tremer.
O fenômeno foi registrado em vídeos. Veja:
“Formidável”
O filósofo Ary Martins, diretor do instituto de astronomia Plêiades do Sul, esclareceu, em suas redes sociais, que o meteoro que cruzou o céu de Goiás, definido como “formidável”, apresentou brilho 2,5 vezes maior (ou mais) do que a lua cheia.
Ele suspeita que a queda do corpo celeste deve ter deixado fragmentos, os chamados meteoritos.
O músico Daniel Basile, que participa do Plêiades, realizou o registro do meteoro em Goiânia. Em 2020, ele também tinha feito outro registro semelhante na capital goiana.
Ary Martins brincou com a situação, dizendo que, ao gravar fenômeno parecido, Daniel “basicamente ganhou na Sena”.