Chuva de granizo atinge plantações de soja em Goiás. Vídeos
Chuva intensa com granizo foi registrada na tarde desta terça-feira (8/11) em municípios como Urutaí e Ipameri, na região sudeste de Goiás
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Uma forte chuva de granizo caiu sobre a região sudeste de Goiás, na tarde desta terça-feira (8/11), atingindo municípios como Ipamei, Urutaí e Catalão. O temporal atingiu diversas regiões, inclusive plantações de soja, que sofreram danos após a passagem do fenômeno climático. O temporal teve duração de aproximadamente 30 minutos.
Internautas registraram em vídeos momentos da chuva na GO-213, quilômetro 97. De acordo com os registros, a chuva de granizo foi acompanhada de rajadas de ventos.
Veja vídeos:
Em Catalão, as rajadas de vento chegaram a cerca de 44 km/h.
Fenômeno
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), durante a estação da primavera ocorre uma combinação entre calor e disponibilidade de umidade na atmosfera, proporcionando um tempo mais instável.
Em decorrência do ar quente na região, que ao se elevar na atmosfera encontra nuvens frias e densas, ocorre a solidificação da água, em nuvens denominadas de cumulo nimbos, precipitando “pedras de gelo”, conhecido como granizo, em condições bastante específicas.
Porém, calor continua na região. A previsão de pancadas de chuvas no formato de tempestades acompanhadas de rajadas de ventos, raios e eventualmente granizo na região.