Chuva coloca 15 estados e o DF em alerta nesta segunda (11/10)
Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em algumas cidades. Veja dicas para caso de emergência
atualizado
Compartilhar notícia
As chuvas intensas colocaram 15 estados e o Distrito Federal em estado de atenção nesta segunda-feira (11/10). Em oito unidades da Federação (veja lista abaixo) a situação é mais grave e exige atenção especial.
É o segundo dia consecutivo que o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) emite alerta para chuvas intensas e temporais.
Veja estados com risco de tempestade:
- São Paulo
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
- Paraná,
- Minas Gerais
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Goiás
Segundo o Inmet, a previsão é de chuva entre 30 a 60 milímetros por hora. “Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco”, frisa trecho do alerta.
O alerta desta segunda-feira continua laranja, um dos mais altos da meteorologia para os riscos que o temporal pode causar.
No domingo (10/10), o alerta do Inmet colocava o DF e oito estados em estado de atenção. Na capital federal, moradores registraram as pancadas e os transtornos posteriores, como queda de árvores e alagamentos.
Veja locais em alerta por causa de chuvas intensas:
- Amazonas
- Bahia
- Distrito Federal
- Maranhão
- Pará
- Piauí
- Roraima
- Tocantins
No caso das chuvas intensas, os riscos são de menor severidade, mas continuam exigindo atenção. A chuva fica entre 20 e 30 milímetros por hora com ventos intensos — entre 40 e 60 quilômetros por hora. O alerta é amarelo, considerado intermediário.
“Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, destaca o alerta.
Previsão do tempo
A agência MetSul de Meteorologia, parceira do Metrópoles, indica que nos próximos dias haverá chuva mais ampla e volumosa pelo Brasil.
“Sob a influência de um padrão atmosférico que favorece mais frentes frias e incursões de ar frio na América do Sul, a chuva promete ficar muito acima da média neste mês em diversas áreas do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil com acumulados que normalmente se observam no pico da estação chuvosa já em outubro em algumas localidades destas regiões”, destaca.
Dicas para caso de urgência durante temporais:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Em caso de acidente, procure ajuda junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Inicialmente, o cenário de precipitação de curto prazo reflete esta tendência com acumulados elevados de chuva em parte da faixa central do Brasil.
O modelo climatológico indica que a precipitação deve ficar acima dos 100 milímetros nos próximos sete dias em Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.