metropoles.com

Chuva causa mortes no RS e em SC; SP tem prejuízos após ventos fortes

Pelo menos quatro pessoas morreram no Rio Grande do Sul e três em Santa Catarina. Estados são castigados por temporais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/X (antigo Twitter)
Foto colorida de temporais no RS
1 de 1 Foto colorida de temporais no RS - Foto: Reprodução/X (antigo Twitter)

Ao menos quatro pessoas — entre elas, mãe e filha — morreram no Rio Grande do Sul e outras três em Santa Catarina devido aos temporais registrados nos últimos dias. No litoral catarinense, um homem está desaparecido.

Neste domingo (19/11), foram encontrados os corpos de Luis Antônio Martins, que teve o carro arrastado pela correnteza em uma via de Vila Flores, e Tatiane Panizato. O carro em que ela estava caiu em um rio no momento que a vítima passava sobre uma ponte em Coqueiro do Sul.

Um homem e uma criança de 2 anos que estavam com Tatiane no veículo seguem desaparecidos.

“Até agora, 38 municípios reportaram ocorrências em função da chuva. Mais de 31 mil pessoas foram afetadas, e também foram contabilizadas 399 pessoas desabrigadas e 1.665 pessoas desalojadas. A Defesa Civil está entregando itens de ajuda humanitária aos municípios que solicitaram”, disse o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), por meio das redes sociais.

Homem desaparecido
De acordo com o NSC Total, parceiro do Metrópoles, um homem de 70 anos está desaparecido desde sábado (18/11) em Praia Grande, no sul de Santa Catarina. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a casa do idoso teria sido arrastada e destruída pela cheia do rio. As buscas pela vítima seguem neste domingo (19/11).

Tempestade com rajadas de vento atinge litoral norte de SP

Conforme relato do irmão do desaparecido, que morava ao lado, eles foram surpreendidos durante a madrugada de sábado por um aumento súbito do rio na comunidade isolada de Rio do Boi. O irmão conseguiu correr para a mata e viu a casa do idoso ser arrastada.

Por causa do alto nível dos rios da região, o acesso à comunidade é possível apenas por meio de aeronave. Segundo os bombeiros, as buscas estão sendo realizadas com equipe em solo e uso de drone.

5,7 mil desabrigados pela chuva
Santa Catarina tem 5.745 pessoas desabrigadas em decorrência das chuvas que atingem o estado desde terça-feira (14), segundo balanço publicado pela Defesa Civil na tarde desse sábado (18).

Até agora, foram registrados três óbitos: duas idosas, na noite de quinta-feira (16), em Taió; e um homem na sexta-feira (17), em Palmitos.

No total, 62 municípios catarinenses registraram ocorrências relacionadas com fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas. Ao todo, 64 municípios estão em situação de emergência, sendo oito em estado de calamidade pública: Rio do Sul, Rio do Oeste, Vidal Ramos, Pouso Redondo, Trombudo Central, Agrolândia, Botuverá e São João Batista.

São Paulo
O temporal que atingiu várias regiões de São Paulo entre a noite de sábado (18/11) e a madrugada deste domingo (19/11) provocou a queda de 100 árvores na cidade de São Paulo e a interrupção temporária da operação do aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital. Houve queda de energia momentânea em diversos bairros. Não há registros de vítimas.

Em meio à onda de calor, nove estados e o Distrito Federal estão em alerta para tempestades neste domingo.

Com informações do NSC Total, parceiro do Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?