metropoles.com

Cheia na Lagoa dos Patos ameaça cidades da costa doce do RS

Água deve descer para região, prevê governador Eduardo Leite, e famílias já estão sendo retiradas. Vento influencia em fenômeno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gilvan Rocha / Agência Brasil
Foto colorida da cheia do Rio Guaíba - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da cheia do Rio Guaíba - Metrópoles - Foto: Gilvan Rocha / Agência Brasil

A região da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, onde estão municípios populosos como Pelotas e Rio Grande, pode experimentar o pico de elevação do nível da água em dois dias. A previsão é do governador Eduardo Leite.

A expectativa é que a Lagoa dos Patos receba a água de mananciais e encha acima do ponto de transbordamento. Também chove na região.

“A depender da direção do vendo, vai escoar mais rápido ou mais lento. Mas mesmo assim, vai subir muito o nível do lago e vai trazer muitos transtornos aos municípios da costa doce, aqueles municípios que estão à beira da Lagoa dos Patos”, disse em uma rede social o governador.

A Prefeitura de Pelotas divulgou que, na altura do Trapiche, o nível da água era de 1,82 metro. No perfil da administração municipal no X (antigo Twitter), há uma orientação expressa para evacuação de algumas áreas.

“Moradores da Colônia Z3, Doquinhas, Pontal da Barra, Rua Nova Prata, no Valverde e habitações próximas à ponte sobre o Canal São Gonçalo, em direção a Rio Grande estão em risco e precisam deixar suas casas imediatamente”, diz uma mensagem publicada às 21h51.

“Nos ajudem para que a gente possa salvar vidas, reduzir os transtornos e depois a gente vai estar junto para a reconstrução”, apelou Leite. O governador acrescentou que a velocidade do vento terá influência sobre a movimentação da água.

Descrição

A Lagoa dos Patos é um espelho d’água com 265 quilômetros de comprimento e 60 de largura, na quota máxima. A profundidade chega a até 7 metros. A área é de 10.144 quilômetros quadrados (km²), ou seja, o equivalente a 6,6 vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

O município de Pelotas tinha, conforme o IBGE, 325 mil habitantes em 2022. A última estimativa de população exposta ao risco é de 2010. Naquele ano eram 53,4 mil pessoas. Mais ao Sul, está Rio Grande, que tem 191 mil habitantes. Esta localidade está no estreito canal pelo qual passa a água até ela chegar ao mar.

“A depender da direção do vento, vai escoar mais rápido ou mais lento. Mas mesmo assim, vai subir muito o nível do lago e vai trazer muitos transtornos aos municípios da costa doce, aqueles municípios que estão à beira da Lagoa dos Patos”, disse Leite.

Até o momento, 85 mortes já foram confirmadas tendo relação com as chuvas. Há ainda 134 desaparecidos e mais de 300 feridos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?