Cheia histórica: Guaíba ultrapassa cota de inundação em Porto Alegre
A prefeitura de Porto Alegre fechou as comportas para evitar que o centro da cidade seja inundado. O nível das águas atingiu 3,14 m
atualizado
Compartilhar notícia
Devido às fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, o lago Guaíba, em Porto Alegre, ultrapassou a cota de inundação de 3 metros, nesta quinta-feira (2/5), chegando a 3,14 m. Trata-se de mais uma cheia histórica, superada apenas em 1941 (4,76 m) e em 2023 (3,30 m).
A prefeitura de Porto Alegre fechou as comportas com o intuito de impedir que o centro da cidade inunde. O Guaíba recebe águas dos rios Jacuí, Taquari, Caí, Pardo, Gravataí e Sinos.
Após o aumento acelerado dos níveis da água, a Defesa Civil emitiu alerta para que os moradores das redondezas do Guaíba busquem abrigos.
“Os moradores de áreas próximas ao Guaíba, nos municípios de Porto Alegre (Zona Sul), Guaíba e Eldorado do Sul, para que deixem áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança”, alertou a Defesa Civil.
Nesta quinta-feira (2/5), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), projetou a elevação do nível do Guaíba para a sexta-feira (3/5).
“Amanhã, o Guaíba pode chegar a 4 metros. Para ter uma ideia, em novembro de 2023, foram 3,46 metros, que já foi a pior cheia desde 1941. A região das ilhas, Região Metropolitana, os municípios dos arredores, toda aquela bacia de rios vai ter resposta muito forte”, afirmou o governador.
Eduardo Leite afirmou que pelas projeções o Guaíba ultrapassará os 4 metros na madrugada desta sexta-feira (3/4). “Os especialistas que me reportam afirmam ser muito factível que o Guaíba ultrapasse os 5 metros ao longo do dia de amanhã”.
Veja o vídeo que registra o aumento do nível do Guaíba