metropoles.com

Chega a 180 o número de mortes causadas pelas enchentes no RS

Vítima é uma mulher, moradora do município de Roca Sales. Rio Grande do Sul tem previsão de chuva para esta quarta-feira (3/7)

atualizado

Compartilhar notícia

Matheus Piccini/Getty Images
Estado de calamidade pública após enchentes causadas pelas fortes chuvas atingiram o estado brasileiro do Rio Grande do Sul RS - Metrópoles
1 de 1 Estado de calamidade pública após enchentes causadas pelas fortes chuvas atingiram o estado brasileiro do Rio Grande do Sul RS - Metrópoles - Foto: Matheus Piccini/Getty Images

O mais recente balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, nessa terça-feira (2/7), mostra que os óbitos no estado, atingido por inundações e fortes chuvas desde o fim de abril, chegaram a 180.

A vítima foi identificada como Janice Brino, moradora de Roca Sales, no Vale do Taquari, de acordo com o jornal Zero Hora. As cidades com mais ocorrências de mortes são Canoas, com 31 óbitos; Roca Sales, com 14; e Cruzeiro do Sul, com 12.

6 imagens
Enchente no RS
Vista aérea da destruição e rua submersa após forte enchente no RS
Vista aérea RS - Estado de calamidade pública após enchentes causadas pela forte chuva atingiram o estado brasileiro do Rio Grande do Sul RS
1 de 6

Alguns animais acorrentados conseguiram ser resgatados

Material cedido ao Metrópoles / Grad Brasil
2 de 6

Enchente no RS

Reprodução/NASA
3 de 6

Vista aérea da destruição e rua submersa após forte enchente no RS

Antonio Valiente/Anadolu via Getty Images)
4 de 6

Vista aérea RS - Estado de calamidade pública após enchentes causadas pela forte chuva atingiram o estado brasileiro do Rio Grande do Sul RS

Ramiro Sanchez/Getty Images
5 de 6

Carlos Macedo/picture alliance via Getty Images
6 de 6

Isac Nóbrega/PR

No total, 32 pessoas seguem desaparecidas no Rio Grande do Sul e mais de 2,3 milhões foram afetadas pelas enchentes. A chuva forte no estado começou em 27 de abril, em Santa Cruz do Sul, e afetou 478 municípios — 96% do total do estado. A água sobrecarregou as bacias dos rios Taquari, Caí, Pardo, Jacuí, Sinos e Gravataí, que transbordaram.

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, voltou ao normal nessa segunda-feira (1º/7). Na manhã desta quarta (3), o rio está na marca de 3,03 metros, sendo que a cota de alerta é de 3,15 m.

Chuvas

A chuva vai retornar ao estado a partir desta quarta-feira, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Santa Catarina e a maioria das capitais nordestinas e nortistas também serão atingidas.

A expectativa é de chuvas leves e isoladas. Entretanto, em Porto Alegre (RS), podem ocorrer pancadas e trovoadas isoladas, com ventos fracos. A temperdatura mínima prevista é de 12º C, e a máxima, de 19ºC.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?