metropoles.com

Chefões do tráfico beneficiados por ex-secretário serão transferidos do RJ

Marco Antônio Pereira Firmino da Silva, o My Thor, e Charles da Silva Batista, o Charles do Lixão, mudarão para presídio federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Marco Antonio Firminino, o My Thor, será transferido
1 de 1 Marco Antonio Firminino, o My Thor, será transferido - Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – Dois chefões do tráfico de drogas serão transferidos do Rio para unidades federais. Eles são presos classificados como perigosos, mas tinham regalias permitidas pelo ex-secretário de Administração Penitenciária (Seap), Raphael Montenegro, que acabou preso e exonerado do cargo.

Montenegro foi flagrado, em maio, em escutas ambientes negociando o retorno para o sistema prisional do Rio de dez criminosos perigosos na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná. Ele ficou detido cinco dias com base em operação da Polícia Federal e responde a processo em liberdade.

4 imagens
Dinheiro apreendido pela PF em operação que prendeu Raphael Montenegro, ex-secretário de Administração Penitenciária
Puxadinho do amor é destruído
Puxadinho do amor é demolido
1 de 4

Raphael Montenegro, ex-secretário de Administração Penitenciária do RJ

Reprodução
2 de 4

Dinheiro apreendido pela PF em operação que prendeu Raphael Montenegro, ex-secretário de Administração Penitenciária

Foto: Divulgação Polícia Federal do Rio de Janeiro
3 de 4

Puxadinho do amor é destruído

Foto: Mangá Jr/Ascom Seap
4 de 4

Puxadinho do amor é demolido

Foto: Mangá Jr/Ascom Seap

A determinação é do juiz Marcello Rubioli, da Vara de Execuções Penais (VEP), a um pedido da Secretaria de Polícia Civil para transferir Marco Pereira Firmino da Silva, o My Thor (foto), e Charles da Silva Batista, o Charles do Lixão.

Nas duas decisões, às quais o Metrópoles teve acesso, Rubioli destacou que eles foram citados como beneficiários do esquema. Em maio, May Thor, preso no Gabriel Ferreira Castilho, conhecido como Bangu 3, e classificado como presídio de segurança máxima, fez uma live para comparsas de dentro da unidade.

Mas em flagrado negociando com criminosos, em maio, Montenegro garantiu: “Se eu te pegar usando telefone eu vou te mandar para a Federal? Claro que não, cara. A gente mandou o My Thor pra Federal? É claro que não, cara”, destacou o magistrado em um dos trechos da conversa entre Montenegro e presos em Catanduvas.

My Thor ficou 14 anos preso, em Catanduvas, e retornou ao Rio em março. Com relação a Charles do Lixo, Montenegro reclamava apenas sobre a venda de crack, um dos principais problemas de segurança do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Mas garantia que não tinha intenção de atingir o negócio dos aliados.

Montenegro chegou a garantir a Márcio dos Santos Nepomuceno, o Macinho VP, tratado como mais importante que um secretário estadual de segurança pública, que era mais lucrativo ter  “100 fuzis”.

Após queda do ex-secretário, a Seap destruiu ainda um “puxadinho do amor”, uma construção irregular para visitas íntimas de presos.

A data de transferência de My Thor e Chales do Lixão ainda será definida pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). À frente atualmente da Seap, o novo secretário Fernando Veloso anunciou que vai intensificar o uso de câmeras para flagrar infrações penais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?