Chefe do tráfico no RJ morre após infartar jogando bola na prisão
Sapinho, como era conhecido na comunidade, estava preso no Instituto Penal Vicente Piragibe e era líder do crime no Morro da Providência
atualizado
Compartilhar notícia
O chefe do tráfico no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, morreu na prisão, após ter um infarto enquanto jogava futebol no presídio onde estava recolhido, na capital carioca. Leonardo Marques da Silva, de 49 anos, conhecido como Sapinho, estava no Instituto Penal Vicente Piragibe e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada dentro do Complexo de Gericinó, mas não resistiu.
Sapinho estava preso desde 2004 e fazia parte da maior facção criminosa do Rio. O traficante chegou a ficar detido na unidade federal de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná, mas voltou à capital carioca em 2017, segundo o jornal Extra. Ele era irmão do traficante Evanilson Marques da Silva, chamado de Dão da Providência, que está foragido. Depois que Sapinho foi preso, Dão assumiu o comando da venda de drogas na comunidade.
Sapinho tinha conseguido sair do regime fechado para o semiaberto em outubro de 2019 e, apesar disso, não tinha permissão para deixar a cadeia para visitar e família ou trabalhar. Ele havia sido condenado a 40 anos por crimes como tráfico de drogas.