Chefe de gabinete do Turismo pega Covid-19, mas pasta não adota quarentena
Índice de trabalho remoto está caindo entre os servidores do governo federal e número de casos de Covid-19 entre eles passa de 1.876
atualizado
Compartilhar notícia
O chefe de gabinete do ministro na pasta do Turismo, Hercy Ayres Rodrigues Filho, anunciou pelo Facebook na noite de terça-feira (4/8) que está com coronavírus. Por causa do cargo, Rodrigues Filho tem acesso direto ao ministro Marcelo Alvaro Antonio e a outros servidores do ministério.
Apesar disso, o órgão não anunciou nenhuma medida de isolamento especial para as pessoas que tiveram contato com o chefe de gabinete nos últimos dias. O ministro, por exemplo, faz nesta quinta (6/8) reuniões internas e recebe o prefeito de Sebastião de Vargem Alegre (MG), Claudiomir José Martins Vieira, e o diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, em seu gabinete, informa a agenda oficial.
“Talvez nem precisasse estar aqui comunicando de forma aberta, mas em função de ocupar um cargo público, onde a transparência é um imperativo da lei e também por não ter como avisar individualmente a grande quantidade de amigos, que graças a Deus tenho, venho participar-lhes que contraí a Covid”, escreveu ele na postagem.
O servidor, que já assumiu interinamente o cargo de ministro em 2019, informa ainda que está “bem” e que já teria atingido o “período crítico”.
Rodrigues Filho não informa o dia em que foi dia diagnosticado. Em sua agenda oficial, constava até ontem a reunião ministerial que ocorreu no Palácio do Planalto na terça (4/8). A assessoria de comunicação do ministério informou, porém, que o servidor já não foi trabalhar nesta semana.
Na semana passada, além do contato cotidiano com o ministro e com os servidores, o chefe de gabinete recebeu, segundo sua agenda oficial, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, César Halum; o vice-presidente da empresa Travel Ace/Zurich, Roberto Andres Roman; e o prefeito de Cambará do Sul (RS), Schamberlaen José Silvestre, na quarta (29/7).
Na terça (28/7), Rodrigues Filho se reuniu no ministério com o prefeito de Sepé (RS), Leocarlos Gazzoni Girardello.
Veja a postagem do servidor, cujo nome apareceu no noticiário em julho último porque o presidente da Fundação Palmares, Sergio Camargo, disse que ele havia feito uma indicação política para o órgão, um “favor”.
Coronavírus entre servidores federais
Os casos confirmados de Covid-19 registrados pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia chegaram a 1.876 no último dia 29/7, na última atualização.
O número de servidores em trabalho remoto vem caindo, ainda segundo o órgão. O último balanço, com dados coletados na semana de 20 a 24 de julho apontaram 49% dos servidores públicos federais civis trabalhando em casa, o que corresponde a 79.500 servidores. Na semana de 15 a 19 de junho, 55,7% estavam em trabalho remoto.
No DF, a Covid-19 já infectou 115.966 pessoas e 1.605 delas morreram.