metropoles.com

Chapada dos Veadeiros terá show de Maria Gadú no Encontro de Culturas

Depois de dois anos na modalidade virtual, evento tradicional é retomado presencialmente nesta sexta (15/7) com início da Aldeia Multiétnica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem cedida ao Metrópoles/Santiago José
encontro de culturas chapada dos veadeiros
1 de 1 encontro de culturas chapada dos veadeiros - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles/Santiago José

Goiânia – Em sua 22ª edição, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros começa nesta sexta-feira (15/7) na modalidade presencial, depois de dois anos sendo realizado virtualmente, em razão da pandemia da Covid-19.

Com shows da cantora Maria Gadú (23/7) e do grupo Cordel do Fogo Encantado (24/7) na programação, o evento ocorrerá até o dia 30/7. As atrações começam nesta sexta com o início da Aldeia Multiétnica, com a presença de povos indígenas. As atividades no local serão desenvolvidas até o dia 22/7, com possibilidade de visitação do público.

Ao todo, sete etnias estarão representadas, com integrantes dos povos  Fulni-ô (PE), Kayapó Mebêngôkré (PA), Xavante (MT), Guarani Mbyá (SP/SC), Kariri Xocó (AL/DF), Krahô (TO) e da região do Alto Xingu (MT).

A Aldeia fica em uma área privada de preservação ambiental. Segundo a organização, os interessados em fazer a imersão junto aos indígenas poderão participar na modalidade camping, ficando responsáveis pela acomodação individual, ou hospedando-se em quartos duplos compartilhados. Algumas opções de pacote já incluem alimentação.

Ingressos

Os ingressos já estão à venda, a R$ 60. Eles podem ser adquiridos na portaria da Aldeia ou na Rede Multiétnica em Alto Paraíso de Goiás. A abertura para visitação ocorrerá a partir deste sábado (16/7).

A visita inclui a programação do evento das 14h às 18h e também o acesso às cachoeiras Almécegas I e Almécegas II,  durante a manhã, que ficam na mesma propriedade.

Por uma semana, os participantes podem conviver com os indígenas diuturnamente. As atividades envolvem celebrações, cantos, rezas, culinárias, ritos e pinturas tradicionais.

A cada dia, uma das etnias comanda a Aldeia e realiza uma festa tradicional. As celebrações começam ao amanhecer e seguem até a troca de liderança, no nascer do dia seguinte.

Shows

Após o fim das atividades dos povos indígenas na Aldeia Multiétnica, estão previstos dois shows musicais no sábado (23/7) e no domingo (24/7).

No primeiro dia, quem subirá ao palco do local será a cantora Maria Gadú e, no segundo, a banda Cordel do Fogo Encantado. Para esses shows, os ingressos estão sendo vendidos pelo Sympla.

Nos demais dias do Encontro de Culturas, de 25/7 a 30/7, as atividades serão realizadas na Vila de São Jorge. Veja a programação abaixo:

De 15 a 22 de julho – Aldeia Multiétnica;

Dia 23 de julho – Show Maria Gadú + Owerá (na Aldeia Multiétnica);

Dia 24 de julho – Show Cordel do Fogo Encantado (na Aldeia Multiétnica);

De 25 a 30 de julho – XXII Encontro de Culturas (na Vila de São Jorge).

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?