Chapada dos Veadeiros terá show de Maria Gadú no Encontro de Culturas
Depois de dois anos na modalidade virtual, evento tradicional é retomado presencialmente nesta sexta (15/7) com início da Aldeia Multiétnica
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Em sua 22ª edição, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros começa nesta sexta-feira (15/7) na modalidade presencial, depois de dois anos sendo realizado virtualmente, em razão da pandemia da Covid-19.
Com shows da cantora Maria Gadú (23/7) e do grupo Cordel do Fogo Encantado (24/7) na programação, o evento ocorrerá até o dia 30/7. As atrações começam nesta sexta com o início da Aldeia Multiétnica, com a presença de povos indígenas. As atividades no local serão desenvolvidas até o dia 22/7, com possibilidade de visitação do público.
Ao todo, sete etnias estarão representadas, com integrantes dos povos Fulni-ô (PE), Kayapó Mebêngôkré (PA), Xavante (MT), Guarani Mbyá (SP/SC), Kariri Xocó (AL/DF), Krahô (TO) e da região do Alto Xingu (MT).
A Aldeia fica em uma área privada de preservação ambiental. Segundo a organização, os interessados em fazer a imersão junto aos indígenas poderão participar na modalidade camping, ficando responsáveis pela acomodação individual, ou hospedando-se em quartos duplos compartilhados. Algumas opções de pacote já incluem alimentação.
Ingressos
Os ingressos já estão à venda, a R$ 60. Eles podem ser adquiridos na portaria da Aldeia ou na Rede Multiétnica em Alto Paraíso de Goiás. A abertura para visitação ocorrerá a partir deste sábado (16/7).
A visita inclui a programação do evento das 14h às 18h e também o acesso às cachoeiras Almécegas I e Almécegas II, durante a manhã, que ficam na mesma propriedade.
Por uma semana, os participantes podem conviver com os indígenas diuturnamente. As atividades envolvem celebrações, cantos, rezas, culinárias, ritos e pinturas tradicionais.
A cada dia, uma das etnias comanda a Aldeia e realiza uma festa tradicional. As celebrações começam ao amanhecer e seguem até a troca de liderança, no nascer do dia seguinte.
Shows
Após o fim das atividades dos povos indígenas na Aldeia Multiétnica, estão previstos dois shows musicais no sábado (23/7) e no domingo (24/7).
No primeiro dia, quem subirá ao palco do local será a cantora Maria Gadú e, no segundo, a banda Cordel do Fogo Encantado. Para esses shows, os ingressos estão sendo vendidos pelo Sympla.
Nos demais dias do Encontro de Culturas, de 25/7 a 30/7, as atividades serão realizadas na Vila de São Jorge. Veja a programação abaixo:
De 15 a 22 de julho – Aldeia Multiétnica;
Dia 23 de julho – Show Maria Gadú + Owerá (na Aldeia Multiétnica);
Dia 24 de julho – Show Cordel do Fogo Encantado (na Aldeia Multiétnica);
De 25 a 30 de julho – XXII Encontro de Culturas (na Vila de São Jorge).
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.