Chapada dos Veadeiros sofre com mais uma grande queimada
Região próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros enfrenta focos de incêndio deste último sábado; bombeiros ainda atuam no combate
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A Chapada dos Veadeiros, no nordeste de Goiás, enfrenta mais uma grande queimada este ano. Uma grande área, próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, queimou desde o último final de semana. Até o início da manhã desta terça-feira (24/8) o Corpo de Bombeiros ainda trabalhava no combate de alguns focos na região.
O fogo teria começado na noite do último sábado (21/8). A linha de chamas chegou a atingir quase 10 quilômetros de extensão. Conforme nota divulgada pela corporação, nesta terça, os militares mantinham intensa atuação de combate aos focos localizados mais ao sul (próximo a Pouso Alto) e ao norte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros que, após o combate inicial, já foram reduzidos.
Mas a situação, de acordo com os bombeiros, ainda não estaria totalmente controlada. Surgiram outros dois novos focos à noroeste do parque. “Todas as equipes empenhadas continuam trabalhando na extinção dos focos e no rescaldo”, informaram os bombeiros.
Tempo seco
No mês passado, a região já tinha sofrido com outro grande incêndio, no município de São João da Aliança. Cerca de 400 hectares de uma área próxima a um complexo turístico de cachoeiras foram queimados ao longo de dias. Brigadistas e bombeiros atuaram no combate às chamas.
Esse tipo de ocorrência é muito comum no Cerrado nesta época do ano, em que as temperaturas sobem e a umidade relativa do ar despenca. Também em Goiás, no mês passado, outra área de preservação federal, o Parque Nacional das Emas, localizado no sudoeste do estado, também enfrentou uma grande queimada que devastou 28 mil hectares (cerca de 20% da área total da unidade de preservação).