metropoles.com

Chapada dos Veadeiros: incêndio queima área de 3 mil campos de futebol

Em duas semanas, a Chapada dos Veadeiros registrou três incêndios. ICMBio suspeita que queimadas tenham sido provocados por criminosos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PNCV
imagem colorida incendio chapada dos veadeiros
1 de 1 imagem colorida incendio chapada dos veadeiros - Foto: Divulgação/PNCV

O fogo destruiu uma área de, aproximadamente 2 mil hectares, o equivalente a cerca de 3 mil campos de futebol, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás. Este foi o terceiro incêndio registrado na unidade de conservação em duas semanas.

Os brigadistas conseguiram controlar as chamas neste domingo (22/9). O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) suspeita que os incêndios tenham sido provocados por criminosos.

Aproximadamente cem pessoas fazem o trabalho de rescaldo no local, e há preocupação com a possibilidade de que o incêndio volte. Para combatê-lo, foram utilizados dois aviões, que lançaram água nas áreas afetadas. As equipes passaram toda a madrugada trabalhando no local.

Na quarta-feira (18/9), outro incêndio de grandes proporções atingiu a região. Segundo o ICMBio, o fogo atingiu uma área dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e outra fora dos limites da unidade.

Em 11 de setembro, outro incêndio que havia atingido o parque por seis dias foi controlado. O fogo destruiu mais de 10 mil hectares dentro e fora do parque, segundo o ICMBio. A área afetada é equivalente ao tamanho de Vitória, no Espírito Santo.

Os esforços de combate mobilizaram 121 profissionais, entre brigadistas, servidores do ICMBio e do Ibama, além de colaboradores da Aliança da Terra e voluntários.

Também foram utilizados dois aviões Air Tractor, um helicóptero e uma frota de 50 veículos, incluindo caminhões, caminhonetes e carros.

Criado em 1961, o parque fica no nordeste de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?