metropoles.com

Chapada dos Veadeiros é fechada após 7 meses de reabertura na pandemia

Parque nacional deve voltar a receber turistas no dia 31/3; unidade registrou 37.473 visitas de agosto do ano passado a fevereiro deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Goiânia – Sete meses depois de reaberto em plena pandemia, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no nordeste goiano, volta a ser fechado para visitação de turistas de todo o país, a partir desta sexta-feira (19/3). A decisão ocorre por causa do avanço no número de mortes causadas pela Covid-19 e por estar localizado numa região que se encontra em situação de calamidade devido à doença.

7 imagens
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV)
A Chapada dos Veadeiros tem várias formações de Cerrado em sua composição
Rodovia que dá acesso à vila de São Jorge, onde fica a entrada do parque nacional
Região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás
O famoso Morro da Baleia é um dos cartões postais da região
1 de 7

Em 2001, o parque da Chapada dos Veadeiros foi declarado Patrimônio Natural Mundial pela Unesco

Giovanna Bembom/Metrópoles
2 de 7

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV)

Marcelo Camargo/Agência Brasil
3 de 7

A Chapada dos Veadeiros tem várias formações de Cerrado em sua composição

Giovanna Bembom/Metrópoles
4 de 7

Rodovia que dá acesso à vila de São Jorge, onde fica a entrada do parque nacional

iStock
5 de 7

Região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

Giovanna Bembom/Metrópoles
6 de 7

O famoso Morro da Baleia é um dos cartões postais da região

Giovanna Bembom/Metrópoles
7 de 7

Área no interior do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

Ricardo Siqueira/Getty Images

Há exatamente um ano, o parque foi fechado pela primeira vez, seis dias depois da primeira morte por Covid-19 no país. Agora, o novo fechamento ocorre com o Brasil prestes a atingir a marca de 290 mil óbitos em decorrência de complicações da doença.

Visitado com frequência por famosos, o parque tem previsão de voltar a receber  turistas no dia 31/3, seguindo recomendação de fechamento por 14 dias, abertura nas duas semanas seguintes e assim por diante, conforme decreto do Governo de Goiás, acompanhado pela Prefeitura de Alto Paraíso.

Ao longo de toda a pandemia, o atrativo turístico foi fechado para o público por apenas cinco meses, de 18 de março a 17 de agosto de 2020, nove dias depois de o país ter ultrapassado 100 mil mortes pela Covid-19. Os portões foram reabertos no dia seguinte, com uma série de restrições estabelecidas por portaria do governo federal.

No total, 37.473 turistas visitaram o parque, de 18 de agosto do ano passado a 28 de fevereiro deste ano, segundo o chefe da unidade de conservação, o analista ambiental Luís Henrique Mota de Freitas Neves. Em média, foram 193 pessoas por dia.

Nesse período, a administração teve de controlar o número de turistas no Centro de Visitantes (máximo de 22 pessoas por vez) e dentro do parque, assim como aplicar diversas regras de higienização e desinfecção dos ambientes. Uso de máscara também era obrigatório.

Mesmo com cinco meses de portões fechados, em meio ao grande avanço da pandemia, o parque recebeu, em 2020, quase a metade do público de 2019, e mais que o número total de visitantes em 2013. Desde então, a unidade de conservação vinha recebendo mais gente.

Número de visitas em oito anos

A seguir, veja a quantidade de visitação, por ano, segundo dados repassados pela chefia do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

  • 2013: 27.417
  • 2014: 39.470
  • 2015: 56.631
  • 2016: 63.470
  • 2017: 63.142
  • 2018: 73.931
  • 2019: 79.347
  • 2020: 37.990
Milhares de turistas

O parque chama a atenção de milhares de turistas por reunir espécies e formações vegetais únicas, trilhas, centenas de nascentes e cursos d’água, formações rochosas com milhões de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.

A área se estende pelos municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança. A unidade de conservação é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e integrada ao Sistema Nacional do Meio Ambiente.

Os portões abertos do parque estimularam a movimentação de turistas na região, principalmente moradores do Distrito Federal, e aumentaram a polêmica entre comerciantes favoráveis e contrários a medidas restritivas.

Em Alto Paraíso, por exemplo, houve até “lockdown popular”, medida que teve adesão de parte dos comerciantes para fechamento espontâneo dos estabelecimentos, com objetivo de frear a velocidade de disseminação do coronavírus.

Depois da polêmica, a própria Prefeitura de Alto Paraíso e a ala de empresários contrários ao fechamento do comércio divulgaram campanha, em vídeo, com convite a turistas. “Seja bem-vindo à Chapada. Sim, estamos abertos”, diz um trecho.

Veja, abaixo, vídeo da campanha com convite para turistas.

O município só recuou, nessa quarta-feira (17/3), com publicação de novo decreto estadual, que ordenou o fechamento de comércio não essencial até o dia 31/3, seguindo revezamento de fechamento e abertura dos serviços por 14 dias cada.

Patrimônio mundial

O parque tem 240 mil hectares. É apenas uma parte da região da Chapada dos Veadeiros, considerada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Próximos ou dentro da Chapada dos Veadeiros estão, ao menos, parte de três aquíferos: o Guarani, o Urucuia e o Bambuí.

O Cerrado é um dos ambientes mais antigos do planeta, com mais de 2 bilhões de anos. É o segundo bioma de maior formação vegetal da América do Sul, perdendo apenas para a Amazônia. No Cerrado, estão 62% das cavernas brasileiras (cerca de 4 mil), que ajudam a água da chuva a ir para o lençol freático, além de ser o berço de uma das maiores biodiversidades do mundo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?