metropoles.com

Chapada dos Veadeiros: bombeiros apagam fogo, mas ainda monitoram área

Visitação está suspensa em área atingida pelo incêndio, mas liberada em demais pontos; zona queimada varia de 315 a mais de 400 hectares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
incendio chapada goiás
1 de 1 incendio chapada goiás - Foto: Divulgação

Goiânia – O fogo em uma área da Chapada dos Veadeiros está controlado, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Equipes militares e de brigadistas voluntários combateram os dois últimos focos de incêndio que ainda restavam na região, na madrugada desta quinta-feira (15/7), na região do município de São João D’Aliança, no Entorno do Distrito Federal (DF). Elas ainda monitoram a área.

Por causa do incêndio, a visitação nas áreas atingidas pelo fogo está suspensa temporariamente, mas foi liberada nos demais pontos do Complexo Cachoeiras Veadeiros.

As chamas tinham voltado a se movimentar na manhã de quarta-feira (14/7), dois dias depois de se iniciarem na região e serem controladas, em seguida, em áreas de alto relevo.

Fumaça toma conta da região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, em meio a incêndio
Terreno íngreme e com pedras dificulta o trabalho de bombeiros e brigadistas no combate ao incêndio
1 de 4

Nuvem de fumaça após incêndio na Chapada dos Veadeiros

Divulgação
3 de 4

Fumaça toma conta da região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, em meio a incêndio

Corpo de Bombeiros de Goiás
4 de 4

Terreno íngreme e com pedras dificulta o trabalho de bombeiros e brigadistas no combate ao incêndio

Rede Contra Fogo

A dimensão do incêndio ainda não foi calculada de forma definitiva. Estimativas da Defesa Civil Estadual apontam que as chamas destruíram 315 hectares de Cerrado, enquanto as da Rede Contra Fogo diz que foram mais de 400 hectares.

Com o fogo controlado, as equipes de combate ao incêndio atuam na fase de monitoramento e rescaldo, para que não ocorra os focos do incêndio não voltem no local, em decorrência da alta temperatura do solo e do tempo seco.

Visitação

O ponto inicialmente atingido fica em uma área de preservação privada na Serra do Paranã e próximo ao Complexo Cachoeiras Veadeiros, que é bastante conhecido pelos turistas que visitam a região. Por causa do incêndio, a visitação está suspensa nas áreas atingidas pelo fogo. Nas demais áreas, visitação é permitida.

O local do incêndio é extremamente íngreme e com muitas pedras, o que dificultou o acesso dos bombeiros e brigadistas, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

A falta de chuva e o tempo seco favorecem a propagação de incêndios. Nesta semana, um incêndio foi controlado depois de atingir ao menos 21% da área do Parque Nacional das Emas, também em Goiás.

Em outubro de 2017, um incêndio de grandes proporções consumiu mais de 14% da área da Chapada dos Veadeiros, o equivalente a cerca de 35 mil hectares de área verde.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?