Chapa do PT no Paraná tem vice que xingou Dilma de “vagabunda” e “lixo”
João Nieckars, do MDB, é companheiro de petista em Guarapuava, mas já quis que PT fosse extirpado. Ele diz que se arrependeu e pede desculpa
atualizado
Compartilhar notícia
Dr. Antenor, o candidato petista à prefeitura de Guarapuava, cidade de 180 mil habitantes no interior do Paraná, lidera as pesquisas de intenção de voto e caminha para interromper um longo domínio do grupo político adversário. Mas um “inimigo íntimo” está causando um tremor na chapa. Postagens em redes sociais entre os anos de 2014 e 2016 mostram que o candidato a vice, João Nieckars, do MDB, militou pelo impeachment de Dilma Rousseff e foi um antipetista extremo, que xingou os caciques do partido e chegou a pedir sua extirpação.
Questionado pela reportagem do Metrópoles sobre as postagens e a coerência de estar numa chapa petista, Nieckars não respondeu diretamente, mas postou um vídeo se defendendo em suas redes sociais. Ele alega que alguns dos prints são montagens, sem especificar quais, mas admite que proferiu ofensas aos agora aliados. Ele pediu desculpas.
O PT diz que investiga o caso.
O que aconteceu
As postagens no Facebook e Twitter, fechadas aos amigos de João Nieckars, foram compartilhadas com a reportagem por uma fonte.
A linguagem é pesada. Ele chamou Dilma de “vagabunda” em 2015 e disse que dela não espera mais que “cadelagem”.
No mesmo ano, enquanto militava pelo impeachment, tratou a ex-presidente como “ser humano imundo” e desejou “quanto mais desgraça, melhor” para quem votou 13, número de sua chapa atual.
Em 2014, ele viu razões para extirpar a legenda por causa das acusações de corrupção.
Dilma e Gleisi Hoffmann, deputada federal pelo Paraná e presidente nacional do partido são xingadas em uma postagem de 2014. Nieckars usa para as duas a sigla “VTNC”.
Veja os prints:
No último dia 28 de outubro, a presidente petista Gleisi Hoffmannfoi a Guarapuava ajudar na campanha. Como mostra postagem no Facebook da própria petista, Nieckars caminhou ao lado dela nas ruas da cidade. Veja:
O que dizem os envolvidos
No vídeo que postou no Facebook na noite desta quarta (4/11), João Nieckars disse que as “supostas publicações” atribuídas a ele são de “8 anos atrás, 6 anos atrás” e “algumas mensagens foram modificadas e algumas são verdadeiras”.
Ele disse que as mensagens “foram postados por mim nas minhas redes dizendo respeito à gestão do PT e a membros do partido”. Ele, que tem 38 anos, disse que na época “não tinha a maturidade nem conhecimento político suficiente pra discernir agressão de opinião”.
Nieckars prossegue: “Hoje amadureci tanto idade quanto conhecimento, que me permitem dizer que eu estava errado, seja em relação a alguns pensamentos e ideias, seja na forma de expressar as ideias”. Disse ainda que tem “a humildade de pedir desculpa às pessoas que possam ter se sentido ofendidas, pedir desculpas a meu colegas de PT de Guarapuava e do Brasil pelas grosserias que no passado eu disse”.
Veja a postagem:
Gleisi e o PT nacional foram procurados, mas apenas o presidente do PT no Paraná se manifestou até agora. O deputado estadual Arilson Chiorato enviou a seguinte nota ao Metrópoles:
A coligação PT-MDB na cidade de Guarapuava corresponde a um histórico de alianças políticas entre os dois partidos naquele município e no estado do Paraná. Corresponde igualmente à política de alianças aprovada em fevereiro pelo Diretório Nacional do PT.
O candidato a vice indicado pelo MDB participou ativamente das mais recentes campanhas do PT, pela candidatura do ex-presidente Lula em 2018. E sempre se posicionou ao nosso lado contra Bolsonaro.
Estas são as referências levadas em conta na formação da chapa do candidato do PT a prefeito de Guarapuava, Antenor Gomes de Lima.
Desconhecíamos a existência das postagens atribuídas ao candidato a vice, João Nieckars, e estamos verificando sua autenticidade e conteúdo, para que os fatos sejam esclarecidos.
Não vamos permitir que episódios como este sejam utilizados para tentar impedir a eleição de Antenor Gomes, como indicam todas as pesquisas e é a vontade da maioria da população.
Deputado Arilson Chiorato
Presidente do PT do Paraná