metropoles.com

Chances de que Lula vá a Porto Alegre são “muito grandes”

Entidades que organizam atos a favor do ex-presidente afirmam que o petista deve ir à capital gaúcha na véspera do julgamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

As entidades que organizam atos a favor do ex-presidente Lula na próxima semana, em Porto Alegre (RS), afirmam que as chances de que o petista compareça a um dos eventos é “muito grande”. “O Lula está convencido e já manifestou a vontade de vir. O tema ainda está em tratativas com os advogados, mas estamos confiantes de que ele estará aqui no dia 23 e participará conosco dos atos”, afirmou o vice-presidente do PT-RS, Carlos Pestana, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (19/1).

As manifestações que ocorrerão na próxima semana têm o objetivo de demonstrar apoio ao petista, que será julgado em segunda instância pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) na quarta-feira (24/1).

Em julho, Lula foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele é acusado de beneficiar a construtora OAS em contratos com a Petrobras. Segundo a acusação, teria recebido em troca, principalmente, um apartamento da cidade de Guarujá (SP), no litoral paulista.

Na quarta (24), serão julgados recursos da defesa do ex-presidente, que pede a absolvição de Lula; e apelação do Ministério Público Federal (MPF), que pleiteia o aumento da pena.

De acordo com Carlos Pestana, a expectativa é de que o ex-presidente participe de algum ato no dia 23, véspera do julgamento, e vá embora no mesmo dia. Na quarta, ele deve comparecer a uma manifestação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). “Esperamos ter uma confirmação quanto à presença dele já na segunda-feira (22)”, disse Pestana.

Semana de mobilização
Durante a coletiva de imprensa, os membros da Frente Brasil Popular, responsável pela organização das manifestações, também reafirmaram a agenda de eventos da próxima semana. Uma das presenças já confirmadas na capital gaúcha é a da ex-presidente Dilma Rousseff, que participa do ato “Mulheres pela Democracia e pelo Direito de Lula ser candidato” na manhã de terça-feira (23).

No dia do julgamento, os militantes pretendem acompanhar a sessão ao vivo, por meio de telões, no acampamento que vai abrigar as 225 caravanas já confirmadas para Porto Alegre. O grupo vai levantar residência no Anfiteatro Por do Sol, nas imediações na sede da TRF-4. Está prevista a presença de caravanas até de outros países, como Argentina e Uruguai.

Quanto à possibilidade de confrontos, os organizadores garantiram que pretendem fazer manifestações pacíficas. “Nossa perspectiva é sempre fazer a defesa da democracia. Essa questão da violência em momento algum partiu de nós. Os olhos do mundo estarão em Porto Alegre e nós vamos defender a democracia”, afirmou a vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Rio Grande do Sul (CTB-RS), Silvana Conti.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?