metropoles.com

Chanceler volta ao Brasil após cancelamento da viagem de Lula à China

Outros ministros do governo que iriam a Pequim também cancelaram a viagem. Carlos Fávaro, da Agricultura, já estava no país asiático

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Metrópoles
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, durante entrevista ao Metrópoles
1 de 1 Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, durante entrevista ao Metrópoles - Foto: Reprodução/Metrópoles

Pequim — O chanceler Mauro Vieira já está de volta ao Brasil após o cancelamento da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China. Vieira estava na República Dominicana representando o Brasil na Cúpula Ibero-Americana e, de lá, seguiria para Pequim, mas cancelou a viagem a partir da decisão de Lula de permanecer no Brasil por razões médicas.

O governo brasileiro afirma que, como os ministros que viriam à China estariam acompanhando Lula, não faria sentido que eles mantivessem a programação a partir do cancelamento da vinda do presidente, apesar de eventos com empresários brasileiros e chineses previstos para ocorrer no país asiático estarem, por ora, mantidos.

Dezenas de empresários que participariam da missão já haviam chegado a Pequim antes do anúncio do cancelamento da viagem de Lula.

O chanceler Mauro Vieira embarcaria neste sábado na República Dominicana para Los Angeles, nos Estados Unidos, de onde seguiria para a China no domingo, em voo comercial. Com o cancelamento da viagem de Lula, porém, mudou a rota e já retornou ao Brasil. O avião da Força Aérea Brasileira que o transporta pousou na noite deste sábado em Manaus e, nas próximas horas, seguirá para Brasília.

Outros ministros que acompanhariam Lula à China, como o da Fazenda, Fernando Haddad, também ficarão no Brasil. O único integrante do primeiro escalão do governo brasileiro a chegar a Pequim é Carlos Fávaro, da Agricultura, que viajou antes e já estava participando, na capital chinesa, de encontros relacionados ao setor do agro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?