CGU suspendeu R$ 692,6 milhões em pregões de licitações feitos em 2019
A ação foi realizada pelo trabalho preventivo do órgão, feito por meio da Secretaria Federal de Controle Interno (SFC)
atualizado
Compartilhar notícia
Cerca de R$ 692 milhões em pregões de licitações foram cancelados ou suspensos pela Controladoria-Geral da União (CGU), no período de dezembro de 2018 a junho deste ano. Segundo a controladoria, os processos que estavam em andamento na administração pública federal apresentavam riscos para o governo federal. A ação foi realizada pelo trabalho preventivo do órgão, feito por meio da Secretaria Federal de Controle Interno (SFC).
De acordo com o secretário Federal de Controle Interno da CGU, Antônio Carlos Leonel, a atividade decorre da “tempestividade” da atuação da auditoria, uma vez que a ação da Controladoria é realizada entre a publicação do edital e a data da sessão pública da licitação. “Assim, o trabalho permite a correção de falhas e impede o eventual desperdício de recursos públicos antes de sua ocorrência”, completou Leonel.
“A Controladoria tem feito o acompanhamento contínuo e sistemático de licitações. O que queremos com isso é agregar valor à gestão com a identificação de possíveis falhas que possam comprometer os objetivos do processo licitatório”, continuou.
As licitações avaliadas pela equipe de trabalho preventivo são selecionadas a partir de uma análise que leva em consideração a materialidade, o objeto e os alertas do sistema. A atual ferramenta utilizada, a Alice, desenvolvida pela própria Controladoria, é capaz de identificar inconsistências nos editais publicados pelo Portal de Compras do Governo Federal.
De acordo com a assessoria da CGU, o objetivo da limpa nos pregões é agregar valor à gestão e identificar possíveis falhas que possam comprometer os objetivos do processo licitatório.