CGU e Polícia Civil investigam fraude em licitações em Pernambuco
As investigações ocorrem nas áreas de educação, saúde e assistência social; grupo criminoso criava empresas de fachada
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) e a Polícia Civil de Pernambuco deflagraram nesta sexta-feira (29/10) a Operação Samidarish, com o objetivo de investigar fraudes em licitações nas áreas de educação, saúde e assistência social. A operação, que conta também com a parceria do Tribunal de Contas (TCE-PE) e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), é um desdobramento das operações Comunheiro 1 e 2.
Neste momento, estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, 11 de condução coercitiva e nove de prisão temporária nos municípios de Buenos Aires, Carpina, Paulista, Aliança, Paudalho e Limoeiro – todos localizados em Pernambuco.
Segundo a CGU, o montante de despesas no município de Buenos Aires com as empresas investigadas é de cerca de R$ 12 milhões. Deste total, estima-se que R$6,9 milhões são referentes a recursos federais.
A Operação Comunheiro 1 foi deflagrada em março com o objetivo de investigar fraudes e lavagem de dinheiro em Pernambuco, envolvendo um grupo criminoso que utilizava empresas laranjas para vencer licitações de compra de alimentos. Já a Operação Comunheiro II foi deflagrada em julho, com o objetivo de investigar empresas que forneciam alimentos vencidos para estudantes de escolas públicas em Pernambuco.