metropoles.com

CGU apura compra de carros de luxo e outras 3 irregularidades no FNDE

A controladoria investiga ao menos quatro casos suspeitos envolvendo o Fundo que é responsável pela distribuição de recursos às prefeituras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
1 de 1 FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Em meio ao escândalo de corrupção que resultou na prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, a Controladoria-Geral da União abriu investigação para apurar irregularidades no uso de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O órgão é responsável pela distribuição dos recursos às prefeituras.

Segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, o FNDE é alvo de ao menos quatro investigações. Uma delas apura o suposto pagamento de suborno a João Elício Terto, ex-assessor de Marcelo Ponte, presidente do FNDE, que teria sido presenteado com uma moto elétrica pelo pastor Arilton Moura, suspeito de integrar o esquema de corrupção no MEC.

Outro inquérito investiga uma tentativa de superfaturamento na compra de ônibus escolares. O órgão teria ignorado as recomendações da área técnica e elevado em 55% o valor máximo dos veículos, que chegava a R$ 732 milhões.

Além disso, a CGU ainda apura a compra de veículos de luxo por diretores do FNDE e um outro caso de um consultor do fundo que atuava irregularmente em nome de prefeituras do Maranhão para obter recursos do órgão.

CPI do MEC

O oposição protocolou pedido de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar suposto esquema de corrupção na pasta, durante a gestão do então ministro Milton Ribeiro, que chegou a ser preso pela Polícia Federal na semana passada, alvo da Operação Acesso Pago.

O pedido foi entregue pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição no Senado, no início da tarde dessa terça-feira (28/6).

Um dos objetivos da CPI será identificar o envolvimento do presidente Jair Bolsonaro (PL) no esquema que envolveria liberação de verbas da pasta para pastores aliados do presidente do próprio ministro.

Além disso, a CPI também se dedicará a investigar a possível interferência de Bolsonaro que é suspeito de ter avisado Milton, anteriormente, sobre o trabalho de busca e apreensão realizado pela operação.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?