metropoles.com

CFM pede que Anvisa reveja a proibição do uso de fenol

Conselho de Medicina diz que Anvisa foi “excessiva” impedindo que médicos usem fenol para atender às demandas dos pacientes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Redes sociais
Caso Natalia Becker, responsável pela  morte do jovem Henrique Chagas da Silva, durante procedimento de peeling de fenol
1 de 1 Caso Natalia Becker, responsável pela  morte do jovem Henrique Chagas da Silva, durante procedimento de peeling de fenol - Foto: Divulgação/Redes sociais

O Conselho Federal de Medicina (CFM) enviou ofício à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta terça-feira (25/6), pedindo a revisão da proibição do uso de fenol. Segundo o CFM, a Anvisa foi “excessiva” ao impedir que médicos usem a substância para atender às demandas dos pacientes.

O ofício é uma resposta à Resolução nº 2.384, que proíbe a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos. De acordo com a norma, a exceção se dá para os produtos devidamente regularizados nas exatas condições de registro e produtos de uso em laboratórios analíticos ou de análises clínicas.

Segundo a agência, não foram apresentados ao órgão estudos que comprovem a eficácia e segurança do produto fenol para uso em procedimentos de saúde em geral ou estéticos. A resolução também é resposta à morte do empresário Henrique Chagas, em 3 de junho, dentro de uma clínica, após passar pelo procedimento com fenol.

6 imagens
Peeling de fenol
O homem aparece com o rosto avermelhado e bastante sensível
Antes do procedimento
Morte em peeling de fenol
A influenciadora Natalia Becker é a responsável pelo procedimento realizado por Henrique Chagas da Silva
1 de 6

Henrique da Silva Chagas, que morreu após ser submetido ao procedimento peeling de fenol

Reprodução/Redes Sociais
2 de 6

Peeling de fenol

3 de 6

O homem aparece com o rosto avermelhado e bastante sensível

@joaoocastros/TikTok/Reprodução
4 de 6

Antes do procedimento

@joaoocastros/TikTok/Reprodução
5 de 6

Morte em peeling de fenol

Reprodução
6 de 6

A influenciadora Natalia Becker é a responsável pelo procedimento realizado por Henrique Chagas da Silva

Divulgação/Redes sociais

Para o CFM, no entanto, os problemas no uso do fenol, como casos de efeitos adversos e até óbitos, têm ocorrido em tratamentos estéticos realizados apenas por não médicos.

“A resolução é positiva no sentido de ordenar fluxos relacionados ao uso do fenol, que vinha sendo comercializado sem maior controle até mesmo pela internet. No entanto, entende-se que a regra necessita de ajustes, pois se mostra excessiva ao proibir o uso do fenol também pelos médicos, os quais constituem um grupo de profissionais capacitados e habilitados para seu manuseio em tratamentos oferecidos aos pacientes em locais que obedeçam às normas da vigilância sanitária”, aponta o CFM, no ofício.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?