metropoles.com

Censo: inclusão de autismo e TDAH é aprovada em comissão da Câmara

Projeto visa incluir informações sobre uma série de doenças e transtornos no censo democrático e outras pesquisas populacionais no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Coleta do Censo Demográfico começou nesta segunda 01 de agosto de 2022. Recenseadores do IBGE iniciaram a coleta de dados em Goiânia goiás
1 de 1 Coleta do Censo Demográfico começou nesta segunda 01 de agosto de 2022. Recenseadores do IBGE iniciaram a coleta de dados em Goiânia goiás - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O PL 4459/2021, que determina a inclusão de uma série de doenças e transtornos no Censo Demográfico e demais pesquisas populacionais, foi aprovada na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados. A sessão foi realizada na terça-feira (23/5).

Entre as condições a serem incluídas no rol de informações colhidas pelo censo, estão: Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), dislexia, doenças raras e visão monocular.

Com a aprovação na comissão temática, a matéria será analisada agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Caso aprovado nesse segundo colegiado, o texto poderá ser votado no plenário.

O objetivo é fazer o levantamento nacional dos casos diagnosticadas destas condições. Os censo demográficos são realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A aprovação deu-se pelo substitutivo apresentado pelo relator, o deputado Sargento Portugal (Pode-RJ). A matéria, porém, é de autoria da ex-deputada Rejane Dias (PI). O projeto original previa somente a coleta de informações sobre TEA, TDAH e dislexia.

O principal argumento levantado por Portugal é a necessidade de mapeamento e levantamento do número de pessoas acometidas por essas condições para a devida criação e direcionamento de políticas públicas.

“O acesso a diversos dados populacionais pode favorecer a construção de indicadores úteis no processo de criação, implementação e avaliação das políticas voltadas a diferentes parcelas da população”, afirmou Portugal, acrescentando que o direcionamento mais objetivo pode significar uma distribuição equitativa dos recursos públicos.

A proposta aprovada dá prazo de 360 dias, após a publicação, para a lei entrar em vigor. As novas regras são inseridas na Lei 7.853/89, que dispõe sobre a integração social das pessoas com deficiência.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?