metropoles.com

Censo: acesso precário à água é 5 vezes maior entre população indígena

A situação de precariedade revelada pela Censo considera aqueles casos em que moradores obtêm água de córregos, lagos e igarapés

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mateus Bonomi/Anadolu Agency via Getty Images
Imagem colorida de indígenas Kayapo dançando em terra indígena - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de indígenas Kayapo dançando em terra indígena - Metrópoles - Foto: Mateus Bonomi/Anadolu Agency via Getty Images

O Censo Demográfico mostrou que o acesso à água em condições de maior precariedade é quase cinco vezes maior entre a população indígena. A análise, vale destacar, considera apenas a população em situação urbana. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na manhã desta quinta-feira (19/12).

Entre a população indígena o acesso à água em condições de maior precariedade fica em 13,33%. Em relação à população residente em situação urbana no Brasil essa taxa é de 2,72%.

O IBGE considera que estão em situação de precariedade aqueles casos, por exemplo, em que os moradores utilizam água que é proveniente de carro-pipa, água da chuva armazenada, rios, açudes, córregos, lagos e igarapés.

Considerando inclusive apenas os indígenas residindo fora de terras dos pobvos originários em situação rural, o nível de precariedade no acesso à água é 1,8 vezes superior (54,22%) ao da população residente em situação rural.

Em relação à existência de banheiros nos domicílios ocupados por indígenas, o Censo revela que 5,92% dos moradores em residências particulares permanentes ocupadas com pelo menos um indígena, em áreas urbanas, não tinha banheiro de uso exclusivo. Na população em geral, a taxa é de 0,59%.

Alfabetização

O Censo Demográfico 2022 mostrou que a taxa de analfabetismo das pessoas indígenas caiu 8,35 pontos percentuais e ficou em 15%. O indicador, entretanto, é 2,1 vezes acima da taxa nacional, que considera o total da população brasileira.

A redução na taxa de analfabetismo ocorre em comparação aos dados coletados em 2010, na ocasião do último censo demográfico. O decréscimo, entretanto, foi ainda mais significativo entre aqueles que residem dentro de terras indígenas. Nesse caso, a diferença entre os dois levantamentos foi de mais de 11 pontos percentuais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?