metropoles.com

Censo 2022: conheça as 9 cidades com população majoritariamente preta

Apenas nove municípios brasileiros têm majoritariamente pessoas pretas no conjunto da população. Todas ficam na Bahia e no Maranhão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida de uma família negra - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de uma família negra - Metrópoles - Foto: Getty Images

Apenas nove municípios brasileiros têm majoritariamente pessoas pretas no conjunto da população, segundo dados do Censo Demográfico 2022: Identificação étnico-racial da população, por sexo e idade, divulgado nesta sexta-feira (22/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No Brasil, os pretos correspondem a 10,2% da população, ou seja, 20,6 milhões de pessoas. Em sua maioria, esse grupo está concentrado na Região Nordeste (13%). Entre os estados, o maior percentual de pretos é registrado na Bahia (22,4%).

Os dados do Censo são baseados na autodeclaração da população entrevistada.

As nove cidades com predominância de pretos estão localizadas na Bahia e no Maranhão. No estado baiano são oito municípios: Antônio Cardoso, Cachoeira, Conceição da Feira, Ouriçangas, Pedrão, Santo Amaro, São Francisco do Conde e São Gonçalo dos Campos. Já em território maranhense, a população preta só predomina em um município: Serrano do Maranhão.

Conheça as cidades

  • Antônio Cardoso

Fundado em 1962, o município de Antônio Cardoso tem uma área total de 293,217 km², fica a 139 km de Salvador e tem 11.146 habitantes (Censo 2022). Com alta influência de indígenas e negros, a cidade destaca-se na tradição do samba de raiz e na culinária (moquecas de peixe, o sarapatel, mininico, caruru do interior, vatapá, mugunzá, entre outros).

Antônio Cardoso é berço do poeta, romancista, cordelista, cantor e compositor Antônio Ribeiro da Conceição, mais conhecido como mestre Bule-Bule. Ele é considerado um dos principais ícones da música sertaneja baiana.

  • Cachoeira

Localizada às margens do Rio Paraguaçu, Cachoeira teve papel crucial na luta pela independência do Brasil, recebendo o título de “Cidade Monumento Nacional” e “Cidade Heroica”. Com área de 396 km² e 33.470 habitantes (Censo 2019), é um dos municípios baianos que mais preservou a identidade cultural e histórica.

  • Conceição da Feira

Localizada no Recôncavo Baiano, Conceição da Feira tem 20,8 mil habitantes (Censo 2022) e área de 164,798 km². A região atrai pessoas interessadas em aproveitar as festas juninas, como a “caminhada do jegue”.

  • Ouriçangas

De nome de origem tupi-guarani, Ouriçangas significa “fonte de água fresca”. O município tem 7.716 habitantes, fica localizado no litoral baiano (a 143 km de distância da capital) e tem 156.982 km².

  • Pedrão

Lar de 6.235 pedronenses, o município de Pedrão tem área de 158,488 km² e fica a cerca de 131 km de Salvador. A região é conhecida pelos “Encourados de Pedrão” — povo miscigenado descendente de indígenas e de negros escravizados que fugiram do litoral —, vaqueiros que lutaram pela independência do país.

  • Santo Amaro

Santo Amaro (a 80 km da capital), também conhecido pela denominação não oficial Santo Amaro da Purificação, é um município do recôncavo baiano com área de 492,9 km² e 56.012 habitantes. As ruas da cidade chamam atenção pelas construções históricas, como antigos casarões e igrejas.

Berço do samba de roda, Santo Amaro também é famoso por ter sido o local de nascimento do cantor Caetano Veloso e de Maria Bethânia, Assis Valente, Baiano (primeiro a gravar música de samba no disco de vinil), Mano Décio da Viola, Tia Ciata, Roberto Mendes, Antônio Vieira e entre outros.

  • São Francisco do Conde

Localizado na Região Metropolitana de Salvador, São Francisco do Conde tem 38.733 habitantes e 269,715 km². O município se localiza em uma área com reservas de Mata Atlântica e manguezais. O nome da cidade homenageia o padroeiro da cidade e o conde Fernão Rodrigues, que herdou o terreno do 3° governador-geral do Brasil, Mem de Sá.

  • São Gonçalo dos Campos

Com 39.513 habitantes, a cidade é a segunda mais populosa da Região Metropolitana de Feira de Santana. Com área de 300,7 km² São Gonçalo dos Campos fica a 108 km de Salvador.

  • Serrano do Maranhão

De origem de uma vila de pescadores e comunidades quilombolas, Serrano do Maranhão é considerada a cidade brasileira com a maior proporção de pessoas pretas. Dos 10.202 moradores do município, 58,5% se autodeclaram pretos, destes 55,7% são autodeclarados quilombolas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?