metropoles.com

Cenipa: veja destino de dados da caixa-preta de avião que caiu na Ásia

Centro brasileiro de investigação colabora com investigação de queda de avião da Embraer no Cazaquistão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cenipa
Imagem colorida de caixa-preta analisada pelo Cenipa
1 de 1 Imagem colorida de caixa-preta analisada pelo Cenipa - Foto: Cenipa

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou nesta segunda-feira (6/1) que entregou os dados das caixas-pretas do Embraer 190 à Autoridade de Investigação do Cazaquistão.

A aeronave de matrícula 4K-AZ65 caiu a cerca de 3 quilômetros de Aktau, no Cazaquistão, matando 38 pessoas no último dia 25. O avião seguia de Baku para Grozny, na Chechênia e pertencia à Azerbaijan Airlines.

Um vídeo registrou o momento da queda. Após oscilar no ar e perder altitude, o piloto tenta tocar o solo, mas o avião o atinge com força e pega fogo.

O trabalho em relação aos dados por parte do Cenipa foi concluído no sábado (4/1). A extração havia sido iniciada na quinta-feira (2/1). A investigação será realizada pelo órgão investigativo do país da Ásia.

As duas caixas-pretas são chamadas tecnicamente de Cockpit Voice Recorder (CVR) e o Flight Data Recorder (FDR). O CVR grava o áudio da comunicação entre os pilotos e deles com a torre de comando. Já o FDR registra dados de voo como comandos, altitude, velocidade, etc.

O Cenipa informou na última quinta-feira (2/1) ao Metrópoles que a parceria foi possível por causa de uma convergência de protocolos internacionais seguidos pelas instituições investigativas do Cazaquistão e do Brasil.

“Essa atuação em parceria com diversas Agências de Investigação de outros países, similares ao Cenipa, tem como objetivo promover o incremento da segurança do setor aéreo para todas as nações, trazendo, por consequência, ensinamentos que beneficiarão toda a sociedade”, afirmou o órgão, por meio de nota.

A conclusão da investigação e a divulgação do relatório final sobre a queda do avião serão realizadas pela autoridade de apuração do Cazaquistão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?