metropoles.com

Celular Seguro bloqueia mais de 4 mil aparelhos em uma semana

O serviço promete facilitar o bloqueio de celulares roubados, o que pode inibir esse tipo de crime no Brasil, segundo o MJSP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro Iff/Metrópoles
Foto colorida para ilustrar o aplicativo Celular Seguro - metrópoles
1 de 1 Foto colorida para ilustrar o aplicativo Celular Seguro - metrópoles - Foto: Pedro Iff/Metrópoles

Lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) há uma semana, o programa Celular Seguro bloqueou 4.349 aparelhos perdidos, furtados ou roubados. A pasta divulgou os dados a pedido do portal G1.

O estado de São Paulo tem a maior quantidade de bloqueios. Até a manhã desta quarta-feira (27/12), 1.125 ocorrências haviam sido registradas. As únicas unidades da Federação que se aproximam deste número são Rio de Janeiro, com 494 bloqueios; Pernambuco, 308; e Minas Gerais, 287.

Ainda de acordo com os dados divulgados, a iniciativa teve, até o momento, 579.883 celulares inscritos; 797.353 Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs);e 528.836 registros de pessoas de confiança.

O serviço

Lançado em 19 de dezembro deste ano, o Celular Seguro promete facilitar o bloqueio de celulares roubados, o que pode inibir esse tipo de crime no Brasil, segundo o MJSP. O serviço, que conta com aplicativo e site, viabiliza junto à operadora telefônica o travamento da linha e impede o acesso a serviços bancários inseridos no aparelho.

O governo também quer ampliar a parceria com outras operadoras para expandir ao bloqueio de chips e não apenas do celular. Além disso, a expansão do serviço prevê o impedimento de que o usuário receba mensagem de recuperação de senha nos aparelhos bloqueados, o que deve ser implementado até 9 de fevereiro de 2024.

Para participar, o usuário deve ter um perfil ou fazer cadastro na plataforma gov.br. Lá, é possível notificar casos de perda ou roubo e ainda registrar “pessoas de confiança”. É preciso lembrar que o bloqueio não ocorre imediatamente. Algumas operadoras dão prazo de até um dia útil, e bancos, até 30 minutos.

Até agora, apenas o Google, entre os principais desenvolvedores, assinou protocolo para adesão ao projeto, que contará no futuro com a possibilidade de bloqueio total do aparelho registrado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?