Celso Sabino toma posse como ministro do Turismo
Sabino substitui Daniela Carneiro no comando do Ministério do Turismo
atualizado
Compartilhar notícia
O novo ministro do Turismo, Celso Sabino, tomou posse nesta quinta-feira (3/8) em cerimônia no Palácio do Planalto. Sabino substitui a deputada federal Daniela Carneiro (União-RJ) no comando da pasta.
Em discurso, Sabino prometeu apresentar um “plano nacional de desenvolvimento do turismo”. A iniciativa terá programas, metas e tarefas.
Segundo o novo titular da pasta, um dos programas será o “Conheça o Brasil”, voltados para os brasileiros que desejam viajar pelo país.
O evento contou com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Por decisão do mandatário, Carneiro foi exonerada do cargo de ministra do Turismo, no mesmo dia da nomeação de Sabino, depois de meses de instabilidade. Essa foi a segunda demissão ministerial durante a atual gestão do petista.
Veja como foi a posse:
O União Brasil, partido do qual Daniela pediu desfiliação após desentendimentos com os dirigentes da sigla, exigia mudança no Ministério do Turismo. Segundo o União, a nomeação de Daniela representava a cota pessoal de Lula, e não agradava o partido.
O União comanda três pastas na Esplanada dos Ministérios: Turismo, Comunicações e Integração Regional. Apesar disso, o partido tem se manifestado contra o governo em votações importantes e argumenta que não se sente representado pelos chefes dos ministérios.
Com a mudança, a gestão federal espera consolidar uma base de apoio político na Câmara dos Deputados e, assim, conseguir aprovar pautas de interesse do Executivo.
Histórico
Natural de Belém (PA), Celso Sabino de Oliveira é advogado e administrador. Em 2013, Sabino se filiou ao PSDB. Pelo partido, ocupou uma vaga na Assembleia Legislativa do Pará entre 2014 e 2018.
Foi secretário do Estado e de Trabalho, Emprego e Renda durante a gestão do ex-governador do Pará Simão Jatene (PSDB). Ele atuou como auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Pará e como presidente do Instituto de Meteorologia do estado.
Em 2018, ainda filiado ao PSDB, Celso Sabino foi eleito deputado federal pela primeira vez. No pleito do ano passado, o parlamentar foi reeleito.
Durante o primeiro mandato como deputado federal, Sabino deixou o PSDB para se filiar ao PSL, que se fundiu com o partido Democratas para criar o União Brasil. Desde que assumiu o posto de deputado federal, ele já foi líder e vice-líder do PSDB na Câmara e presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO).