Celso Amorim pediu transparência nas eleições em reunião com Maduro
Assessor especial da Presidência, Celso Amorim se reuniu com Maduro e com o candidato da oposição, Edmundo González
atualizado
Compartilhar notícia
Assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim se reuniu com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, nessa segunda-feira (29/7). Durante o encontro, o representante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou o pedido de transparência sobre a apuração dos votos nas eleições presidenciais.
O pleito que confirmou a permanência de Maduro para mais um mandato é questionado pela oposição, governos e entidades internacionais. Após a reunião com o presidente venezuelano, Amorim conversou com o candidato da oposição, Edmundo González. A informação é da CNN Brasil.
O governo brasileiro, por meio de uma nota do Ministério das Relações Exteriores (MRE), evitou reconhecer o resultado, e pediu a publicação dos dados da votação, “passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade” do pleito.
Celso Amorim viajou a pedido de Lula
Amorim viajou à Venezuela a pedido do presidente Lula. No domingo (28/7), após as eleições, o diplomata brasileiro se posicionou afirmando esperar que os resultados finais das eleições na Venezuela fossem “respeitados por todos os candidatos”.
Na madrugada desta segunda-feira (29/7), o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela divulgou que o presidente Nicolás Maduro foi reeleito com 51,2% dos votos. A oposição, entretanto, nega a vitória do chavista e garante que o candidato Edmundo González venceu o pleito com, pelo menos, 70% do votos.