Celso Amorim é nomeado assessor-chefe da assessoria especial de Lula
Celso Amorim já comandou Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e da Defesa em governos anteriores
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-chanceler Celso Amorim foi nomeado, nesta quarta-feira (4/1), assessor-chefe da assessoria especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
Amorim estava cotado para assumir a Secretaria de Assuntos Estratégicos, mas na nova estrutura da Presidência da República, o cargo foi extinto. O ex-ministro das Relações Exteriores tem forte influência no entorno do chefe do Executivo federal para assuntos internacionais.
“O presidente da República, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso XXV, da Constituição, resolve: Nomear Celso Luiz Nunes Amorim, para exercer o cargo de Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República”, diz o texto.
Celso Amorim ocupou o Ministério das Relações Exteriores pela primeira vez entre os anos de 1993 e 1995. Representou o Brasil na missão permanente da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York e também em outros países no exterior.
Entre 2003 e 2010, comandou o Itamaraty na primeira gestão de Lula. Também foi ministro da Defesa do governo de Dilma Rousseff, entre 2011 e 2014.