Celso Amorim diz que relação entre Lula e Trump será pragmática
Celso Amorim, assessor do presidente Lula, afirmou que Trump provavelmente não adotará uma postura protecionista
atualizado
Compartilhar notícia
O assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, afirmou nesta quarta-feira (6/11) que a relação entre o governo brasileiro e o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, será pragmática. Após quatro anos fora do cargo, Trump voltará à Casa Branca para ser o 47º presidente dos Estados Unidos.
Amorim disse que Trump provavelmente não adotará uma postura protecionista no governo dos Estados Unidos e que a relação entre Lula e Trump tende a ser “pragmática”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou mais cedo Donald Trump pela vitória. Segundo Lula, “a democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada”.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu Lula no X.
O bilionário, de 78 anos, superou, segundo as projeções, a candidata do Partido Democrata, Kamala Harris, ao atingir a maioria dos 538 delegados do Colégio Eleitoral. Trump está com 277 delegados, dos 270 necessários, e Kamala com 224.