Celebridades fazem campanha contra Arthur Lira nas redes sociais: #LiraNão
Parlamentar é o favorito de Jair Bolsonaro à presidência da Câmara dos Deputados. Votação será na próxima segunda-feira (1º/2)
atualizado
Compartilhar notícia
Celebridades iniciaram uma campanha contra a eleição de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara dos Deputados. A votação para o substituto de Rodrigo Maia à chefia da casa ocorre na próxima segunda-feira (1º/2), às 19h.
Lira é líder do Centrão e candidato favorito do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao cargo. Na quinta-feira (28/1), o chefe do executivo chegou a afirmar que “se Deus quiser” Arthur Lira ganhará a eleição.
O parlamentar também é o principal adversário de Baleia Rossi (MDB-SP), presidente do MDB, apoiado por Rodrigo Maia e por partidos de oposição.
Com a hashtagh #LiraNão, atores e atrizes, como João Vicente, Fernanda Paes Leme, Fábio Porchat, Bruno Gagliasso e Maria Bopp, pediram que deputados se posicionassem contra Arthur Lira durante a eleição.
“Acredito que estamos do mesmo lado, o oposto do Bolsonaro. Lira não pode ganhar essa eleição. Poderia afirmar publicamente que não votará nele?”, pediu Fernanda Paes Leme ao deputado Helder Salomão (PT-ES).
Fábio Porchat questionou Rogério Correia (PT-MG): “Alô Rogerio Correia, semana que vem é #LiraNão, né?”.
Oi Deputado @heldersalomao. Dia 1 vai ter votação pra presidente da câmara. Acredito que estamos do mesmo lado, o oposto do Bolsonaro. Lira não pode ganhar essa eleição. Poderia afirmar publicamente que não votará nele? #LiraNão pic.twitter.com/pT13k9ae7C
— Fê Paes Leme (@FePaesLeme) January 27, 2021
Alô, @RogerioCorreia_ semana que vem é #LiraNao né?
— Fabio Porchat (@FabioPorchat) January 27, 2021
Deputados que ainda não se posicionaram sobre #LiraNao https://t.co/DMg73mG0ay
— Bruno Gagliasso – Pai de 3 (@brunogagliasso) January 27, 2021
Os artistas também convocaram outros famosos para publicarem tweets cobrando outros parlamentares. “Desafio Maria Ribeiro e Paola Carosella a também cobrarem os deputados que não declararam seu voto”, disse Maria Bopp.
Olá, deputada @natbonavides! Podemos contar com você na próxima votação da Câmara, né? #LiraNão
Desafio @mariaribeirob e @PaolaCarosella a também cobrarem os deputados que ainda não declararam seu voto. pic.twitter.com/U1ROLeHdGI
— maria bopp (@mariabopp) January 27, 2021
Disputa na Câmara
O bloco de Lira conta com o apoio de PP, PSL, PL, PSD, Republicanos, Pros, Patriota, PSC, PTB e Avante — 249 parlamentares. O Podemos, com 10, apesar de não ter oficializado, deve seguir com ele, totalizando 259 deputados.
Rossi, que é apoiado pelo presidente da Câmara e pela oposição, contabiliza o apoio de 12 partidos — PT, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Solidariedade Cidadania, PV, PCdoB e Rede —, que somam 242 parlamentares.
Também se lançaram na disputa Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG), Capitão Augusto (PL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), General Peternelli (PSL-SP), Luiza Erundina (PSol-SP) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).
Para que seja eleito, o candidato precisa obter 257 votos. Se nenhum alcançar esse número no primeiro turno, a disputa vai para uma segunda votação com os dois mais votados. A eleição é secreta.