metropoles.com

CCJ do Senado aprova porte de arma para agente socioeducativo

Por pedido dos senadores, o relator incluiu o item para os oficiais de Justiça também. Texto agora segue para a Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Geraldo Magela/Agência Senado
O relator da proposta sobre porte de armas para a Funai, senador Fabiano Contarato (PT-ES)
1 de 1 O relator da proposta sobre porte de armas para a Funai, senador Fabiano Contarato (PT-ES) - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (16/10), o projeto de lei (PL) 4.256/2019, que autoriza o porte de arma para os agentes de segurança socioeducativos.

O placar na comissão foi de 23 a 0 pela aprovação. Como o texto tramitava na CCJ em caráter terminativo, a proposta agora segue direto para a Câmara dos Deputados, a menos que um senador apresente recurso para que o projeto seja submetido ao plenário.

O relator da matéria, senador Esperidião Amin (PP-SC), acatou uma emenda de senadores que pediam que os oficiais de justiça também pudessem ser autorizados a terem o porte de armas.

A justificativa para estender a autorização a esses profissionais se dá, segundo o relator, pela “necessidade de assegurar a proteção da categoria em face dos riscos inerentes às suas funções, como cumprir ordens judiciais em situações potencialmente violentas, sem a presença constante de segurança policial”.

O autor do projeto que dá o porte de armas aos agentes socioeducativos é o senador Fabiano Contarato (PT-ES), que defendeu a medida pelos profissionais serem vulneráveis, uma vez que enfrentam condições de trabalho semelhantes a de policiais. Para o congressista, a conceção de armas aos agentes era uma questão de “justiça e responsabilidade”.

Para evitar uma judicialização do tema por envolver possível conflito com o princípio da proteção integral a criança e ao adolescente, o projeto estabelece que o item será utilizado de forma não ostensiva e com a imposição de “critérios rigorosos de treinamento e avaliação” dos agentes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?