CCJ do Senado aprova indicado do STJ para corregedor do CNJ
O ministro Mauro Campbell foi escolhido pelo Superior Tribunal de Justiça para ocupar a vaga de Luis Felipe Salomão, em término de mandato
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (19/6) a indicação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell como novo corregedor nacional no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por 27 votos a 0. Ele foi indicado pelo STJ por unanimidade e agora precisa passar pelo plenário do Senado.
A escolha de Campbell se deu por causa do término do mandato do ministro Luis Felipe Salomão, no fim de agosto. Depois de ser aprovado pelos senadores, o corregedor será nomeado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O mandato de Campbell está previsto para o biênio de 2024 a 2026. O ministro compõe o STJ desde 17 de junho de 2008, quando foi indicado pelo presidente Lula. Campbell também exerceu o cargo de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no biênio de 2020 a 2022.
Natural de Manaus (AM), ele é graduado em ciências jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett, no Rio de Janeiro, em 1985, e pela Escola Superior de Guerra no curso de altos estudos de política e estratégia, em 1995.
Em seu relatório pela aprovação, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) avaliou que o ministro do STJ tem uma “brilhante atuação”, o que inclui o julgamento de mais de 221 mil processos entre junho de 2008 e maio de 2024.