metropoles.com

CCJ do Senado aprova indicado do STJ para corregedor do CNJ

O ministro Mauro Campbell foi escolhido pelo Superior Tribunal de Justiça para ocupar a vaga de Luis Felipe Salomão, em término de mandato

atualizado

Compartilhar notícia

O ministro Mauro Campbell, do STJ
Mauro Campbell
1 de 1 Mauro Campbell - Foto: O ministro Mauro Campbell, do STJ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (19/6) a indicação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell como novo corregedor nacional no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por 27 votos a 0. Ele foi indicado pelo STJ por unanimidade e agora precisa passar pelo plenário do Senado.

A escolha de Campbell se deu por causa do término do mandato do ministro Luis Felipe Salomão, no fim de agosto. Depois de ser aprovado pelos senadores, o corregedor será nomeado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O mandato de Campbell está previsto para o biênio de 2024 a 2026. O ministro compõe o STJ desde 17 de junho de 2008, quando foi indicado pelo presidente Lula. Campbell também exerceu o cargo de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no biênio de 2020 a 2022.

Natural de Manaus (AM), ele é graduado em ciências jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett, no Rio de Janeiro, em 1985, e pela Escola Superior de Guerra no curso de altos estudos de política e estratégia, em 1995.

Em seu relatório pela aprovação, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) avaliou que o ministro do STJ tem uma “brilhante atuação”, o que inclui o julgamento de mais de 221 mil processos entre junho de 2008 e maio de 2024.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?