metropoles.com

CCJ do Senado aprova indicado de Lula para ministro do TST

Antônio Gonçalves vai substituir o ministro Emmanoel Pereira, que se aposentou. Indicação segue para apreciação do plenário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Asaf.adv/Divulagação
O indicado para ministro do TST, Antônio Gonçalves
1 de 1 O indicado para ministro do TST, Antônio Gonçalves - Foto: Asaf.adv/Divulagação

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (19/6) a indicação do advogado Antônio Fabrício de Matos Gonçalves para o cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), por 27 votos a 0.

Ele foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a vaga em abril. Agora, a indicação ainda precisa ser aprovada pelo plenário, o que deve ocorrer ainda nesta quarta.

Gonçalves vai preencher a vaga destinada à advocacia na Corte, em função da aposentadoria do ministro Emmanoel Pereira. O nome do indicado foi escolhido a partir de uma lista tríplice encaminhada pelo próprio tribunal.

Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, advogado trabalhista desde 1993, presidiu a seção de Minas Gerais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) entre 2016 e 2018. Ele também foi conselheiro federal e presidente da Comissão Nacional de Direitos Sociais da OAB Nacional (2019/2022), entre outras ocupações.

Gonçalves tem graduação e mestrado em direito do trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), onde é professor.

Lula contemplou Pacheco com escolha para TST

O nome escolhido por Lula para a vaga no TST integra o Prerrogativas, grupo de advogados antilavajatistas e progressistas que apoia abertamente o atual governo.

Além do Prerrogativas, o advogado escolhido pelo presidente para o TST tem o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ambos se conhecem de Minas Gerais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?