metropoles.com

CCJ: De Toni pauta anistia a presos do 8 de Janeiro para a próxima 3ª

Projeto concede perdão a participantes dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e será apreciado na CCJ da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Spada / Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra eleição da deputada carol de toni (PL-SC) na CCJ da Câmara dos Deputados - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra eleição da deputada carol de toni (PL-SC) na CCJ da Câmara dos Deputados - Metrópoles - Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, deputada federal Caroline De Toni (PL-SC), pautou para a próxima terça-feira (10/9) a apreciação do projeto que concede perdão a presos por participação nos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro de 2023, que vandalizaram as sedes dos Três Poderes em Brasília (DF).

O projeto de lei (PL) nº 2858/2022 será relatado no colegiado pelo bolsonarista Rodrigo Valadares (União-SE). O texto é o único item da pauta da comissão na próxima terça.

O PL reúne seis propostas semelhantes. O texto principal visa anistiar “todos os que participaram de manifestações com motivação política e/ou eleitoral, ou as apoiaram, por quaisquer meios, inclusive contribuições, doações, apoio logístico ou prestação de serviços e publicações em mídias sociais e plataformas”.

A matéria prevê a anistia para todos os que tenham praticado delitos em manifestações em todo o território nacional de 30 de outubro de 2022, segundo turno das eleições presidenciais, até a entrada em vigor da proposta. Dessa forma, o texto prevê perdão também aqueles que participaram dos atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023.

De Toni tem aproveitado a presidência da CCJ da Câmara, comissão mais importante da Casa, para distribuir a relatoria de projetos com teor ideológico, da chamada “pauta de costumes” promovida pela direita, a parlamentares aliados.

No fim de agosto, ela pautou em tempo recorde dois projetos contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e escolheu como relatores dois deputados de seu partido. A votação das propostas foi adiada por pedido de vistas de parlamentares da base do governo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?