metropoles.com

CCJ da Câmara aprova PL que permite a recontagem física de votos

Proposta estabelece que 5% das urnas eletrônicas sejam selecionadas de forma aleatória para contagem pública dos votos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
imagem colorida ccj da câmara analisa prisão de deputado chiquinho brazão - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida ccj da câmara analisa prisão de deputado chiquinho brazão - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (11/12), um projeto de lei (PL) que estabelece a contagem física de votos ao final das eleições. A proposta ganhou um apoio amplo dos deputados da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O projeto do deputado Carlos Henrique Gaguim (União-TO) teve um substitutivo aprovado de José Antonio Medeiros (PL-MT), que apresentou mudanças ao texto original.

Pela matéria aprovada no colegiado da Câmara, fica estabelecida a contagem pública de uma amostra aleatória de 5% das urnas, selecionadas por sorteio. A ação deverá ser realizada com a presença de representantes dos partidos, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“A implementação da contagem pública em uma amostra aleatória de 5% das urnas busca aprimorar a transparência e a confiabilidade do processo eleitoral, sem comprometer a celeridade da apuração. A seleção aleatória das urnas para contagem manual serve como mecanismo de auditoria, permitindo a identificação de possíveis inconsistências entre os resultados eletrônicos e físicos”, argumentou o deputado José Antonio Medeiros.

O relatório abrange a discussão feita em uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou inconstitucional a impressão do voto. A Suprema Corte estabeleceu que o voto impresso coloca em risco o sigilo e a liberdade do eleitor.

O relator do processo no STF, o ministro Gilmar Mendes, esclareceu que as urnas eletrônicas não possuem mecanismos de impressão de votos. Ele indicou que as ferramentas contam apenas com a possibilidade de impressão da zerésima, relatório inicial, na abertura das votações, e o boletim de urna.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?